Nesta quinta-feira (27), foi assinado o termo de parceria entre a Fecomércio MS, o Senac MS e o Bioparque Pantanal, marcando o início do processo de Certificação Internacional de Sustentabilidade do Bioparque, pela organização holandesa Green Destinations. A certificação representa um avanço significativo para o maior aquário de água doce do mundo e pode consolidar a instituição como referência em sustentabilidade e turismo responsável.
A Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos que promove boas práticas sustentáveis no turismo globalmente, e sua chancela trará visibilidade e credibilidade ao Bioparque Pantanal.
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, destacou a importância da parceria e do reconhecimento das boas práticas ambientais do Bioparque. “A Federação do Comércio, o Senac e o Bioparque uniram esforços para mostrar suas boas práticas e garantir essa certificação, reforçando o compromisso com a conservação do nosso Pantanal e região”, diz.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou a relevância da certificação para a missão do empreendimento. “A parceria está vinculada à Certificação Internacional de Sustentabilidade, que será firmada por meio do Senac, nosso parceiro, que fornecerá toda a consultoria necessária. Estamos muito felizes com esse avanço, pois a sustentabilidade é um dos pilares do Bioparque. Ter o apoio da Fecomércio para esse processo agrega muito valor ao nosso compromisso ambiental”, afirma.
Jordana Duenha, diretora regional do Senac MS, reforçou o papel do Senac no incentivo à certificação e ao turismo sustentável. “Essa é uma parceria importante para o Sistema Comércio, para a Federação, para o Senac e para o Bioparque do Mato Grosso do Sul. A Green Destinations é a organização certificadora oficial do selo Good Travel Seal, um selo de sustentabilidade que abrange empreendimentos turísticos de diversos portes. O Bioparque Pantanal, ao buscar essa certificação, fortalece suas ações sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento do turismo responsável em nosso Estado”, conclui.
Sobre a Green Destinations – Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas na adoção de práticas mais responsáveis por meio de um programa de certificação abrangente, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação do programa e pela promoção do turismo sustentável no País.
Sobre o DEL Turismo – Em Mato Grosso do Sul, o Senac MS mantém parceria com o Instituto DEL em consultorias para certificação internacional creditada pelo GSTC (Conselho Global de Turismo Sustentável), auxiliando empreendimentos turísticos na adoção de práticas sustentáveis por meio do selo Good Travel Seal.