Você está visualizando atualmente Sistema Comércio e MS Competitivo participam de reunião sobre Pacto Brasil Integridade Empresarial

Na última semana, 05 de julho, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, representantes do Sebrae MS, do Governo do Estado, das entidades do Sistema S, e de órgãos que integram a Rede de Controle em Mato Grosso do Sul participaram de uma reunião sobre o Pacto Brasil Integridade Empresarial – uma iniciativa que busca estimular empresas a assumirem voluntariamente um compromisso público com a integridade empresarial. O evento foi realizado no prédio do Sebrae MS, em Campo Grande.

“Nosso programa foi desenhado, especialmente, para ajudar as pequenas e médias empresas a adentrarem nessa jornada pela integridade empresarial. A partir da adesão ao pacto, os empresários podem ter acesso a ferramentas que a CGU oferece para que eles possam fazer uma avaliação dos seus programas de compliance e, caso não tenham, desenhar esses programas de maneira adaptada a sua realidade. Com isso, a gente espera poder atuar para ajudar na criação desse ecossistema de integridade empresarial, de maneira cooperativa, envolvendo os empresários, por isso apresentamos o pacto para uma série de atores importantes para Mato Grosso do Sul”, destacou Carvalho.

O Presidente do Sistema Comércio e do MS Competitivo, Edison Ferreira de Araújo, ressaltou que o Sesc, Senac, Fecomércio implementam boas práticas de integridade e compliance que visam a ter um ambiente de integridade e conformidade das suas ações, e que isso precisa chegar as demais partes interessadas, na cadeia de fornecedores e empresários do comércio de bens serviços e turismo.

Já o MS Competitivo tem pautado a temática com ajuda de diversos parceiros há mais de 10 anos, por meio de encontros de gestão, eventos e a disseminação do modelo de excelência da gestão MEG da Fundação Nacional da Qualidade, com o fundamento liderança transformadora. “O programa Pacto pelo Brasil – Integridade Pública pode contribuir para consolidar um ambiente de negócio íntegro no Mato Grosso do Sul”, afirma Araújo.

Entre os presentes no encontro, estiveram os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Edson de Araújo, presidente do Sistema Fecomércio e MS Competitivo; e Fernando Martins, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (AMEMS). Também participou da reunião o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; além de representantes do Tribunal de Contas da União e outras entidades do Sistema S, como o Sistema Fiems.

Saiba mais:

O PACTO BRASIL PELA INTEGRIDADE EMPRESARIAL

GUIA DE AUTOAVALIAÇÃO PACTO BRASIL PELA INTEGRIDADE EMPRESARIA –  https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/integridade-privada/pacto-brasil/guia-de-autoavaliacao-pacto-brasil.pdf