Teve início na segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24) a Semana da Gastronomia Regional 2023, realizada pelo Departamento Nacional do Senac, em Brasília (DF), e o Senac de Mato Grosso do Sul – integrante do Sistema Comércio MS – é um dos convidados desta semana, apresentando a culinária regional do Estado. O objetivo do evento é promover a divulgação dos pratos típicos de cada região.
Entre os pratos apresentados, tem paçoca pantaneira, sobá, pequi, furrundu, pacu assado com farofa de banana-da-terra, e muito mais. Essas influências gastronômicas estão presentes nos cardápios elaborados pelos chefs, que apresentam o conceito de cozinha afetiva por meio de pratos como arroz boliviano; pacu assado com farofa de banana da terra; locro guarani; cupim oreado casqueirado com molho chimichurri, entre outros.
“A participação do Senac MS, promovendo nossa gastronomia regional, já é tradicional no projeto há alguns anos. Uma excelente oportunidade de difundir nossas tradições, com o que temos de mais forte na nossa culinária, e também de pontuar o que fazemos de melhor nas nossas aulas”, explica o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.
Além de proporcionar sabor e prazer à mesa aos clientes dos restaurantes-escola, o objetivo do evento, segundo o Departamento Nacional do Senac, é fazer das semanas de gastronomia exemplos de novas experiências para os alunos, que aprendem sobre os ingredientes e alimentos de cada estado brasileiro. Antes de cada evento, há uma intensa troca de informações entre os chefs locais e regionais. E as receitas, muitas vezes, passam a fazer parte do cardápio dos restaurantes-escola.
O evento é realizado nos restaurantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília.