O setor de shopping centers registrou um faturamento recorde de R$ 194,7 bilhões no ano passado, um aumento de 1,5% em relação a 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) .
O Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023–2024 mostrou que a quantidade de shoppings no país alcançou 639, com cinco espaços inauguradas ano passado nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
As lojas também cresceram e chegaram a 121 mil unidades. Isso totaliza uma expansão de 1,9% em área bruta, com 17,8 milhões de metros quadrados, ante 17,5 milhões apontados em 2022.
O número é um reflexo da recuperação das vendas no ano passado, “mesmo diante das dificuldades macroeconômicas do país durante o período”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce. “O arrefecimento dos preços de alimentação, que resultou em um aumento da renda disponível da população, e o dinamismo observado no mercado de trabalho em 2023 foram fatores que proporcionaram um alívio para a população, influenciando positivamente os padrões de consumo ao longo do ano”.
Mesmo assim, o faturamento não alcançou as expectativas informadas no começo de 2023, quando se previa um recorde de R$ 219,8 bilhões.
Para o presidente da entidade, alguns motivos impactaram o comércio em boa parte do ano. Entre os entraves, Humai cita maior comprometimento da renda das famílias com dívidas bancárias, patamar dos juros em dois dígitos em 2023 e dificuldade para a quitação de débitos.
Segundo o levantamento, os shoppings registraram número mensal médio de visitantes de 462 milhões em 2023, alta de 4,3% ante o ano anterior.
Os resultados também geraram aumento nos índices de empregabilidade. Ao longo de 2023, o setor gerou 1,062 milhão de empregos diretos, alta de 1,8% em relação ao ano anterior.
Os dados ainda mostraram que 49% dos centros de compra abrigam um supermercado ou ponto semelhante. Um ponto de novidade nos cálculos obtidos é o de quiosques, que apresentaram uma crescente relevância, com um total de, em média, 24 deles por shopping.
Fonte: CNN
Foto:Pixabay