Pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o turismo de Mato Grosso do Sul teve um faturamento de R$124,4 milhões em setembro, o que representa 1% da participação do faturamento nacional do setor. Já a região Centro-Oeste alcançou R$ 1,1 bi, ou seja, 8, 4% do faturamento total.
“O período inicial da pandemia teve fortíssimo impacto nesse setor e somente agora, com a flexibilização da abertura do comércio, retorno gradativo das atividades e também da adequação das empresas às medidas de biossegurança é que podemos vislumbrar alguma retomada”, diz a economista do IPF MS, Daniela Dias. A Fecomércio MS faz parte dos Conselhos estadual e municipal de turismo e, ainda, da Câmara Empresarial e do Turismo de Fronteira da CNC.
“Apesar dos números parecerem pequenos diante de outros Estados, já se pode dizer que o turismo de Mato Grosso do Sul está em processo de retomada e por aqui também se percebe algumas macrotendências: como a busca por viagens menores e mais curtas, de um turismo mais local, ou seja, que oportunize conhecer locais mais próximos a residência do turista”, explica Daniela.
“Outra tendência global e que já percebemos no Estado é a procura por viagens de contemplação da natureza, ou seja, por espaços abertos, que propiciem um maior distanciamento social”, comenta. “E nosso Estado pode tirar proveito dessas tendências, uma vez que possui várias regiões com vocação para o turismo de contemplação, de resgate à natureza”.
Acesse aqui a pesquisa