O Senac MS, instituição que integra o Sistema Fecomércio MS, marcou presença no Know How Experience, evento que é realizado no Expo Bosque, em Campo Grande, entre os dias 6 e 8 de dezembro, levando palestras de peso para o “Palco Varejo 5.0”. Patrocinador do evento, o Senac trouxe ao público temas inovadores, com foco nas relações humanas dentro do varejo, atraindo empresários, gestores e especialistas do segmento.
A programação especial reuniu especialistas renomados. Edmour Saiani abriu as apresentações com a palestra “A IA que melhora o mundo: inteligência em atendimento”, destacando o papel essencial das habilidades humanas (soft skills) no atendimento ao cliente. Segundo Saiani, o conceito de IA, ou inteligência em atendimento, coloca as pessoas no centro da transformação tecnológica. “Está na moda a inteligência artificial, mas as pessoas não podem esquecer que o cliente compra muito mais de quem atende melhor. É o lado humano que nunca vai acabar. Podemos investir em inteligência artificial, mas sem gente boa, muito boa, não há atendimento de qualidade. No final do dia, quem entrega o resultado são as pessoas”, explica.
Na sequência, a psicóloga e consultora de RH Millena Mendonça abordou o tema “Varejo e o apagão de talentos: estratégias para atrair e reter os melhores profissionais”. Millena destacou a importância do fortalecimento da marca empregadora e de processos seletivos mais estratégicos, além de estratégias para reter talentos. “Estamos vivendo a era do apagão de talentos, e as empresas precisam se tornar mais atrativas. Isso começa com uma boa integração e, acima de tudo, escutando os colaboradores. Um ambiente acolhedor e alinhamento de expectativas são fundamentais para o sucesso da equipe e da organização”, diz.
Finalizando a programação do dia, Luiz Othero, fundador da Aimana, empresa de inteligência artificial, apresentou as principais tendências do mercado e como a inteligência artificial pode transformar o varejo, mostrando aos participantes as oportunidades de negócio que surgem com as inovações tecnológicas. “Se eu quero implementar a inteligência artificial na minha empresa, primeiro eu tenho que cuidar para que as pessoas que estão lá tenham as ‘soft skills’ e as ‘hard skills’ necessárias para essas mudanças acontecerem. É preciso senso crítico, saber identificar e solucionar problemas, fazer análises. Então, apenas 10% é sobre tecnologia, 90% é sobre pessoas”, afirma.
Além das palestras, o estande exclusivo do Senac foi uma atração à parte, com experiências interativas de realidade aumentada e demonstrações de tecnologias inovadoras aplicadas ao varejo. Segundo Camila Petrelli, consultora de inovação do Senac Hub Academy, a participação no evento reforça o compromisso do Senac com a qualificação profissional e o ecossistema de inovação.
“O Senac inova com projetos que conectam o mercado às demandas atuais. Estar no Know How Experience é trazer conhecimento por meio de palestrantes de peso e qualificar os profissionais, para que saiam diferentes de como chegaram. Nosso foco foi unir soft skills e inteligência artificial para construir perspectivas práticas e reais para o varejo”, afirma.