Seis em cada 10 brasileiros dizem que pretendem comprar na Black Friday. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o gasto médio deve ficar em R$ 1.146,00.
A intenção de consumo subiu 18 pontos percentuais em relação ao ano passado e 34% dos que aproveitaram a última edição dizem que vão gastar mais. 38% dos entrevistados estão à procura de roupas; 32% vão atrás de calçados e 30% querem celulares.
Dois em cada três consumidores dizem que farão as compras na Internet e 39% escolheram shopping centers, lojas de rua ou supermercados.
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, pediu que o consumidor avalie as ofertas com cuidado, para não sair endividado da Black Friday: “é muito importante que preste atenção se os descontos são reais, se é uma necessidade comprar aquilo, cuidado com compras por impulso e parcelamentos”.
Segundo Vignolli, a tendência nesta Black Friday é de resultados “interessantes” para o comércio.
O diretor de Relações Institucionais da Ebit-Nielsen, Pedro Guasti, estimou uma alta de 15% no faturamento das lojas virtuais: “os consumidores estão com intenção de gastar ,aior que em outros anos”.
Guasti acrescentou que o e-commerce brasileiro deve encerrar o ano com 5 milhões de novos consumidores, totalizando cerca de 60 milhões de compradores online.
Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 70% dos que vão às compras consideram a Black Friday uma oportunidade para adquirir itens que estão precisando. Cerca de 30% dizem que pretendem antecipar os presentes de Natal e 12% planejam aproveitar as ofertas, mesmo sem ter necessidade no momento.
Entre os que trabalham, 64% afirmam que vão ficar online durante o expediente, para acompanhar as ofertas na sexta-feira.
Jovem Pan