Se você é dono de um negócio da área de alimentação fora de casa já deve ter sentido nas contas os impactos da crise econômica. Com todo mundo no aperto, muita gente deixou de comer na rua e impactado toda a cadeia de restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares. Mas você, empreendedor, pode reverter esse quadro. Por um lado, usar a criatividade para segurar a receita e, se possível, aumentá-la, buscando fontes não tradicionais. E, em outra frente, cortar custos.
Mas, a respeito desse último tópico, é preciso ter muito cuidado. Sair fazendo cortes indiscriminadamente pode comprometer severamente os resultados da sua empresa no médio e longo prazo. Para auxiliar você que empreende no setor de alimentação, as nutricionistas Milene Tiellet e Lorena Larsen, sócias-diretoras da Alimentar, consultoria de segurança alimentar para bares e restaurantes, prepararam algumas dicas que compartilhamos com vocês abaixo:
Economia de energia
Para reduzir a luz, você pode desligar um dos refrigeradores (geralmente, os estabelecimentos têm, no mínimo, dois em funcionamento e, dependendo do tamanho da empresa, podem ser vários). Para desligar o aparelho sem comprometer sua capacidade de armazenamento, fracione mais os pedidos de compras, para ter um volume menor de mercadorias necessitando ser estocado e, assim, poder desligar um deles. Negocie com seus fornecedores para garantir esse fracionamento sem perder suas condições de preço. Neste momento, ninguém quer perder clientes.
Reduza o tempo de uso de equipamentos
A chapa a gás, por exemplo, só é utilizada no almoço. Porém só é desligada às 16h, quando poderia ser desligada ao final do pico do almoço, por volta das 14h. Avalie outros dispositivos que podem ser ligados mais tarde e desligados mais cedo. Ao fechar o estabelecimento, certifique-se também de desligar todos os dispositivos que ficam sem uso (como TVs, aparelhos de som, receptores, roteadores etc.). Em stand-by, esses aparelhos respondem por um consumo considerável de energia, sem necessidade alguma.
Não troque suas mercadorias por outras mais baratas
Em meio a todo esforço de economia, perder receitas justamente por causa dos cortes é um problema que você deve evitar. Reduzir a qualidade de seus produtos é um belo tiro no pé e você vai perder clientes. Trocar suas mercadorias por outras mais baratas é um sacrifício que, definitivamente, não vale a pena. Se quiser reduzir custos nas compras, tente negociar acordos, buscar outros fornecedores etc. Mas nunca comprometa seu produto.
Foco no almoço
De acordo com Milene, o foco dos restaurantes deve ser o almoço, já que as pessoas continuam almoçando com ticket refeição mesmo na crise. Como jantar fora, na maioria das vezes, é lazer, é o primeiro a ser cortado no custo das pessoas.
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