O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, participa em Brasília da Agenda Institucional do Sistema Comércio, promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O evento segue até amanhã (23) e vai apresentar um documento com propostas para o desenvolvimento dos setores representados, que será entregue aos pré-candidatos à presidência da República.
O evento reúne presidentes das Federações do Comércio (Fecomércios), Federações Nacionais, Sesc, Senac, lideranças sindicais e empresariais de todo o Brasil e figuras relevantes do cenário político nacional para dialogar sobre os anseios do comércio de bens, serviços e turismo
Também participam do evento o diretor do Senac MS, Vitor Mello, a superintendente da Fecomércio-MS, Valmira Carvalho, a gerente de Relações Institucionais da Fecomércio-MS, Tatiana Maachar, o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac), Daniel Felício, e o representante do Sindicato dos Despachantes, Sebastião José da Silva.
O documento
A Agenda Institucional do Sistema Comércio é uma ferramenta permanente e colaborativa que indica pautas prioritárias aos setores do comércio de bens, serviços e turismo, norteando as ações nos poderes. A iniciativa é liderada pela CNC, representante máxima dos setores no Brasil, que agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos, representando cerca de cinco milhões de empresas que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no País.
No documento, são apresentadas propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do País, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs).