Você está visualizando atualmente Programa Del Turismo realiza capacitação de agentes em municípios participantes

Programa Del Turismo realiza capacitação de agentes em municípios participantes

Participantes do programa Del Turismo em Mato Grosso do Sul, os municípios de Pedro Gomes e Corguinho passaram por capacitação nos últimos meses. Nessa nova etapa, os representantes dos conselhos municipais de turismo receberam treinamento sobre o papel do Conselho e suas principais ações na cadeia produtiva do turismo. Em MS, o programa teve início com esses dois municípios e conta com apoio da Fecomércio MS, Senac MS e da Fundação de Turismo do Estado.

“Essa é uma etapa muito importante para o programa, porque o Conselho Municipal é o órgão consultivo e deliberativo do município quando se trata do turismo. É ali que as demandas do turismo chegam e que são dados encaminhamentos para a resolução dos problemas. E, por isso, é muito importante que essas pessoas envolvidas tenham pleno conhecimento da importância do seu papel”, explica a consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes, que esteve acompanhada dos consultores do Del Turismo no Senac Rio Grande do Norte.

Durante a capacitação, foram elaborados os mapas estratégicos do turismo para os municípios, nas ações dos próximos cinco anos. “Esse planejamento a longo prazo é muito importante para a efetivação dos projetos na área, envolvendo todo o trade turístico da região e a formação das câmaras técnicas, que vão aprofundar a discussão sobre temas mais específicos envolvendo o turismo”, explica a consultora do Senac MS.

O programa – O Del Turismo tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos são focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.