Para gerar parcerias e oportunidades locais, foi realizado nesta terça-feira (02) em Dourados, no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município, o evento Encadear Summit. Uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com o governo do Estado, prefeituras municipais da região, empresas âncoras participantes e ACED, que tem a proposta de aproximar os empresários locais dos grandes empreendimentos instalados no território. Mais de 70 empreendedores acompanham a programação, com um público de cerca de 130 pessoas.
Esta é a terceira edição do Encadear Summit, maior encontro de encadeamento produtivo de Mato Grosso do Sul. Presente na abertura do evento, Edison Araújo, vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e presidente do Sistema Comércio MS, enfatiza a relevância da iniciativa para a promoção do desenvolvimento sustentável do município e região. “O Encadear Summit visa aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes empreendimentos que se instalam nos territórios. Ao aumentar a participação dos pequenos negócios enquanto fornecedores, entendemos que os recursos investidos pelas empresas anteriores vão circular mais localmente. É assim que o Sebrae trabalha junto a todos os parceiros, promovendo o ciclo virtuoso da economia e o desenvolvimento sustentável do Estado”, disse Araújo.
Edson Araújo participou da abertura do evento realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados.
Em Dourados, o foco do Encadear Summit são as cadeias de bioenergia e proteínas, além de outras oportunidades para os empreendedores locais. Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e conselheiro do Sebrae/MS, explica que os segmentos possuem potencial no território. “O país passa por uma transição energética no setor de bioenergia, e é importante destacar que esse segmento, na verdade, é o sucroenergético: a produção a partir da cana, produzindo assim etanol, amido e energia a partir da biomassa, além da indústria do etanol de milho. Essas indústrias estão muito presentes em Dourados e no Sul do Estado. O mundo precisa da energia renovável e o Mato Grosso do Sul tem condições de se posicionar enquanto um grande fornecedor de energia”, comenta.
Jaime Verruck ministrou palestra sobre o futuro da bioenergia e proteínas em Mato Grosso do Sul.
Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, afirma que o encontro traz momentos práticos para conectar os empresários locais aos representantes das chamadas “empresas âncoras” – os grandes empreendimentos. “Aqui é a oportunidade de troca de cartões, o empresário pode apresentar para as grandes empresas qual o seu negócio; e os grandes empreendimentos tem a chance de ampliar o leque de fornecedores. Então, é o momento de colocar em uma mesma mesa quem quer comprar e quem quer vender. E o Sebrae também intermedia este processo, capacitando o pequeno empresário para que ele possa ter a estrutura e saiba seguir as regras da grande empresa para conseguir se tornar fornecedor e aproveitar essa oportunidade local”, acredita.
De acordo com Alan Guedes, prefeito de Dourados, o Encadear Summit é uma ação que se soma a outras desenvolvidas no município que contribuem para movimentar a economia local. “Os nossos empresários têm um papel muito importante, eles são a locomotiva do desenvolvimento de Dourados. Se o município hoje está com índices positivos, se é a principal cidade do agro para fazer negócios, é por conta da nossa cadeia produtiva. Mas ela não anda sozinha, caminha com todos os parceiros”, avalia.
O presidente da ACED, Paulo Campione, ressalta a importância do Encadear Summit para que o comércio local possa ter acesso a novos mercados e garantir lucratividade. Por entender a relevância disso, a entidade foi uma das apoiadoras da ação. “A Associação Comercial e Empresarial de Dourados, a casa do empresário, não poderia deixar de ser participante desse evento. Nós estamos pensando no sentido coletivo de Dourados”, complementa.
Também participaram da solenidade os demais conselheiros do Sebrae/MS: Alfredo Zamlutti, presidente da Faems; Luiz Claudio Fornari, 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems; Nilson Santos, vice-presidente da Faems; Walter Carneiro Junior, secretário-adjunto da Semadesc; Ricardo Senna, secretário-executivo da Semadesc; Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect; Zigomar Burille, diretor do Sistema Fiems; Cristiane Bissoni, diretora de Operações da AMEMS; Fernando Ribeiro, presidente da AMEMS; Augusto Cesar Merey Vilhalba, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal; e Silas Santiago, representante do Sebrae Nacional. Também marcaram presença Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS e Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS.
Encadeamento produtivo
Pela manhã, a programação do Encadear Summit em Dourados contou com o painel “O futuro da Bioenergia e Proteínas no Estado: Perspectivas para a Cadeia Produtiva e Mercado Internacional”, com o conselheiro do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. A agenda também teve a participação de representantes de grandes empresas da região. Além disso, até o final do dia, duas sessões de negócios prometem conectar grandes empresas aos empreendedores locais, para possibilitar novas parcerias comerciais.
O evento já foi realizado em Campo Grande em 2023, em Três Lagoas neste ano, e, agora chega à região Sul do Estado em Dourados, com a participação de outras empresas âncoras, donos de pequenos negócios de diferentes setores, gestores municipais e representantes das instituições parceiras.
Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS e parceiros voltadas para promover conexões corporativas, podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae MS