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Pelo segundo mês consecutivo, intenção de consumo das famílias reage

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande apontou uma ligeira reação em junho, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

De acordo com o levantamento, em junho o ICF foi de 82,7 pontos, um aumento de 3,41% em relação ao mês anterior ( 76,9 pontos).  O aumento é ainda maior quando comparado com junho do ano passado, que foi de 68,6 pontos (20,83%).

 “De uma certa forma, o primeiro semestre deste ano foi ligeiramente melhor do que o do ano passado”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

A intenção de consumo das famílias está melhorando aos poucos, afirma a economista do IPF, Daniela Dias. “Os índices que compõem esse indicador estão reagindo: os consumidores estão pagando dívidas, alguns comprando bens duráveis, e os comerciantes estão com promoções. Acreditamos que a liberação do FGTS pode te impulsionado momentaneamente nossa economia, mesmo com o indicador de emprego atual instável.”

Sobre o ICF – A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador que tem a capacidade de medir, com a maior precisão, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

Trata-se de um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para a própria política econômica, para as atividades produtivas, para consultorias e instituições financeiras.

 
Confira a pesquisa na íntegra:

 

CNC – ICF

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