Você está visualizando atualmente Parceria entre o SEAC-MS e Sindha dá destinação correta a esponjas descartadas por bares, hotéis e restaurantes de MS

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS  (SEAC-MS) firmou nesta sexta-feira, 03/05, parceria com Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de MS (Sindha) com objetivo  de fomentar e desenvolver a proteção ambiental, através da coleta e destinação  ecologicamente correta de esponjas, atendendo demandas do Sindha e seus associados.

Na prática, o SEAC-MS, por meio do Instituto Profac, vai receber esponjas do Sindha e das empresas associadas, para dar a destinação correta aos resíduos. O Instituto Profac e o SEAC-MS integram desde 2017 a Brigada de Esponjas Schotch-brite que junto com Terracycle criou o primeiro programa de reciclagem de esponjas do mundo.

A partir da reciclagem, as esponjas se transformam em pellets de plástico que  podem ser usados para uma vasta matriz de produtos, um novo uso ao material que antes seguiria para aterros sanitários. Além disso, o programa também converte valores para instituições sem fins lucrativos.

O presidente do SEAC-MS, Daniel da Silva Amado Felício, explica que o Sindicato adotou a boa prática pensando na destinação correta fibras, fibraços e esponjas, produtos muito utilizados na área de asseio e conservação e que são compostos por polímeros tóxicos. “O SEAC-MS desenvolveu a prática de retornar isso na forma de outros produtos e, com isso, a gente fecha uma economia circular; dissemina consciência ambiental e ainda se cria economia no sentido de que esses resíduos se transformam em novos produtos. O Sindha é um parceiro estratégico, representa mais de 26 mil estabelecimentos no Estado em uma área que utiliza muito desses produtos. Já tínhamos desenvolvido parcerias no mesmo sentido com Sesc e Senac”.

O presidente do Sindha, Juliano Wertheimer, explica que no segmento representado  as esponjas são muito utilizadas na limpeza de banheiros e cozinhas e também nos restaurantes. Vamos dar uma destinação ecológica e correta e trazendo uma nova vida para esses produtos que serão utilizados em outras estruturas plásticas de materiais recicláveis. Uma iniciativa muito positiva, uma aula dada pelo SEAC-MS e aqui junto do Sindha sendo implementada nos bares, hotéis e restaurantes de Mato Grosso do Sul”.