Nesta sexta-feira, 10 de maio, o Instituto Profac, do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (SEAC-MS) e o Instituto Mirim de Campo Grande realizaram, em Campo Grande, workshop com intuito de sensibilizar o departamento pessoal e RH das empresas de asseio e conservação no Estado de MS para contratação de menores aprendizes, abordando a qualificação e gestão de pessoal dentro das empresas.
Por lei, as empresas precisam cumprir cotas da aprendizagem e, muitas vezes, ao ofertar uma vaga no mercado, o departamento pessoal e RH não tem mão de obra interessada nas vagas e acaba tendo dificuldade na contratação e retenção dessa mão de obra, conforme explica a diretora executiva do SEAC-MS, Ilkêmia Figueiredo.
“O que a gente quer trazer hoje, nesse workshop, nessa sensibilização, é a experiência que o instituto Mirim tem na qualificação profissional para que a gente incentive essas empresas a trazerem profissional da aprendizagem para o asseio e conservação”.
Mônica de Souza Pinheiro, superintendente de Programas e Projetos do Instituto Mirim de Campo Grande, explica que é desafiador cumprir a cota de aprendizagem e por isso é importante estabelecer a parceria de forma a capacitar esses menores aprendizes interessados no eixo de asseio e conservação. Hoje o Instituto Mirim tem capacidade anual de atender 3 mil adolescentes dentro de dois programas; Na aprendizagem, são 1,4 mil já inseridos e a meta é ainda neste exercício qualificar outros 1,6 mil para ingressarem no mercado de trabalho.