Uma parceria entre o Senac MS, instituição que integra o Sistema Fecomércio MS, e a Secretaria de Estado de Educação (SED) vai beneficiar alunos da rede estadual de ensino por meio do ensino profissionalizante ofertado pelo Senac MS nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Ponta Porã.
Ao todo, cinco turmas terão a oportunidade de aprender uma profissão durante os três anos de realização do ensino médio e, ao final, quem quiser concluir a formação técnica, terá 90% do curso já realizado. Os cursos são de Técnico em Marketing (Ponta Porã e Três Lagoas) e de Computação Gráfica (em Campo Grande).
De acordo com a gerente do Senac Hub Academy, Gilka Cristina Trevizan, as aulas são presenciais na capital e, de forma híbrida, nas outras cidades, e atendem ao quinto itinerário formativo do Ensino Médio, que trata da formação técnica e profissional, de acordo com o que preconiza o Ministério da Educação (MEC). “O aluno tem a escolha do que deseja aprender na grade curricular normal e, ainda, a obrigatoriedade de formação referente à educação profissional e nós estamos muito contentes com as escolhas dos cursos por parte da SED”, afirma a gerente.
Ela explica que, durante os três anos, os alunos farão 334 horas já no primeiro ano do ensino médio, abrangendo o desenvolvimento das softs skills, do Programa Seja Leve. Em 2024, mais 334 horas e, no terceiro ano, quando estarão concluindo o EM, a parte final do curso.
Nesta segunda-feira, 6, alunos da escola estadual Maria Constança de Barros Machado, fizeram uma visita técnica até o Senac Hub Academy. Para a gerente Gilka, a escolha do curso de Computação Gráfica é muito acertada em se tratando de um novo modelo de trabalho.
“É um curso com ampla demanda no mercado de trabalho, que possibilita o emprego em home office, e o atendimento à vários clientes, além de ter uma demanda alta por conta das novas linguagens que estão sempre surgindo, da necessidade de presença digital, por meio das redes sociais, por exemplo”.
Para o supervisor técnico profissional da escola, Weverton Ramires Viana, a expectativa é muito grande com a parceria e os jovens “estão muito animados com essa conexão”. Ele diz que “essa área não é mais o futuro; é o presente e vê-los hoje, iniciando esse processo, numa escola que é referência no Estado, como o Senac Hub Academy, é muito gratificante.”
O estudante Eduardo Fernandes da Silva, do primeiro ano do EM, era um dos presentes e diz que não conhecia a instituição profissionalizante. Para o futuro, já pensa na área de computação como uma possibilidade de carreira: “talvez seja uma opção de profissão, talvez a programação que é uma área rentável e muito solicitada. Estou bem animado”.
As outras escolas contempladas na parceria em Campo Grande são Escola Estadual Brasilina Ferraz Mantero, Escola Estadual Vespasiano Martins, além das escolas Adê Marques, de Ponta Porã, e João Gomes, de Três Lagoas.