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Olivier Anquier: “Restaurante deve ser um espaço aconchegante”

O francês Olivier Anquier chegou no Brasil em 1980. Hoje, com 57 anos, é um dos chefs mais renomados do país. O chef e empresário foi um dos palestrantes da Feira do Empreendedor de São Paulo e, além de contar um pouco de sua história, deu dicas a empreendedores para o ramo gastronômico.

Com 16 anos de idade, Olivier teve seu primeiro emprego em um mercado de Paris vendendo frutas e legumes. A partir daí, procurou sempre buscar sua independência trabalhando em diversos locais até vir para o Brasil, com 20 anos. Chegou no país sem nada no bolso e trabalhou muito até conseguir abrir seu primeiro negócio, em 1995.

Era uma padaria francesa. “No Brasil, só comiam pão francês. Achei isso muito monótono! Coloquei minha curiosidade em prática e criei uma panificadora”, conta Olivier. Ele vinha de uma família de padeiros e executou sua ideia em um nicho de mercado que não existia. A padaria foi um sucesso e, depois disso, ele não parou mais. Atualmente, possui três restaurantes em São Paulo (SP) e ainda é apresentador de TV, comandando o Diário do Olivier e o Cozinheiros em Ação, no GNT.

Confira abaixo quatro dicas do chef Olivier para o seu restaurante.

1. Crie um espaço aconchegante

Para o chef, o mais importante de um restaurante é o quão aconchegante ele é. “Quando o cliente sai de casa para comer, está buscando algo a mais que não é a comida. A comida você pode fazer em casa”, explica. A ideia é ter um lugar onde o consumidor se sinta bem, muito aconchegante. Segundo ele, quanto mais simples, melhor, ou seja, o dinheiro não é sinônimo de um bom espaço. “Quem traz esse aconchego é o empreendedor. A alma do estabelecimento é a alma de quem o administra”, diz. Se o ambiente não estiver adequado – não importa o quanto a comida seja boa – o cliente não irá voltar.

2. Invista em atendimento capacitado

Um bom atendimento é o segundo ponto chave para o sucesso de um restaurante. A maneira como você está sendo recebendo e atendendo clientes em seu estabelecimento é essencial para fidelizá-los. Mas como treinar os funcionários para tal? Olivier dá a dica: “O empreendedor tem que se colocar ao mesmo nível de seu pessoal. Ninguém é superior a ninguém e é fundamental que os funcionários entendam isso”. O chef conta que, quando está em São Paulo, passa todos os dias em seus três restaurantes para verificar se os clientes estão satisfeitos com o atendimento. Para ele, os garçons devem entender que todos estão no mesmo nível e fazem parte de uma equipe. Dessa forma, terão orgulho de onde trabalham e passarão esse posicionamento aos clientes.

3. Confie em si mesmo

Para abrir o L'Entrecôte d' Olivier, Olivier recebeu muitos feedbacks negativos. Todos o chamavam de louco por abrir um restaurante que só tem um único prato, bife com batatas fritas e molho de mostarda. No entanto, ele persistiu na ideia e, hoje, cada unidade recebe mais de 10 mil pessoas por mês. Segundo ele, o brasileiro tem pouca confiança em si mesmo e isso acaba refletindo nos negócios. Se o empreendedor está certo que o conceito que ele criou irá fazer sucesso, deve seguir com a ideia. “Se você fugir da sua proposta original por insegurança, ela deixa de ser sua”, diz o chef. Ele também acredita que sorte não existe: “Quem tem sucesso é porque merece”.

4. Tenha imaginação

Não adianta querer copiar a ideia do vizinho que ganha dinheiro. No mundo gastronômico, se sai bem quem inova. No entanto, não é suficiente ter a melhor ideia do mundo se você não tem coragem. O bom empreendedor é aquele que sai de sua zona de conforto e é ousado o suficiente para colocar a ideia em prática. “Eu não inventei a padaria, mas fiz diferente. Eu não inventei o bife com batata frita, mas tive coragem de abrir um restaurante só com isso”, exemplifica Olivier. O chef também indica que o empreendedor fuja das modas e siga seu instinto, ou seja, invista no negócio que você sente que vai dar certo.

 

Revista PEGN

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