Contribuintes e contadores podem fazer o envio da declaração do IRPF 2023 a partir desta quarta-feira (15).
O Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 já está disponível para download pelos contribuintes desde a última quinta-feira (9), quando a Receita Federal decidiu antecipar a disponibilização do programa.
O programa será utilizado para preencher a declaração do IRPF deste ano, que começa nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 31 de maio.
O download está disponível para computadores a princípio e a versão compatível com celulares e tablets deve ser liberada no mesmo dia do início das entregas. Vale lembrar que a declaração pré-preenchida, que tem prioridade na fila de restituição neste ano, também será disponibilizada no dia 15 deste mês.
A Receita Federal espera que entre 38,5 a 39,5 milhões de contribuintes enviem seus documentos neste ano, superando os envios do IRPF do ano passado, que atingiram a marca de 36 milhões de declarações.
Enquanto os contribuintes não podem enviar o IRPF 2023, eles podem já baixar o PGD. Para se preparar até o início do prazo, confira abaixo um passo a passo de como fazer o download do programa deste ano.
Como fazer o download do programa gerador do IRPF – O primeiro passo para baixar o PGD do IRPF 2023 é acessar o site oficial do Gov.br na página do IRPF 2023.
No site, confira que o programa gerador está disponível no lado direito de sua tela “Programa IRPF 2023” e no botão verde, clique em “baixar programa”.
Pronto, depois de clicar neste botão, o PGD iniciará o download em seu computador e em poucos segundos estará disponível.
Além do programa gerador deste ano, nesta mesma página da Receita os contribuintes podem acessar e baixar o programa gerador do Imposto de Renda de outros anos-calendário.
Também é possível fazer o download do programa pelo site do Gov.br, na página da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda”.
Na opção “Serviços”, selecione a segunda opção “Baixar o programa do imposto de renda”. Escolha qual o seu sistema operacional e faça o download compatível com seu computador.
Fonte: Contábeis
Foto: Pexels/ Karolina Grabowska