Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF MS) mostra que o setor de turismo em 2018 está em um processo de recuperação nas gerações de empregos. Essa recuperação pode ser observada no primeiro quadrimestre do ano, quando registrou-se um saldo de 466 novos postos de trabalho e com isso um crescimento de 50,44% na comparação ao mesmo período do ano passado. Os principais setores que contribuíram para o resultado foram a agências de viagens, transporte rodoviário, locadoras de veículos, hospedagem e alimentação. O setor de hospedagem e alimentação ganhou maior destaque porque é responsável por 69,93% do total de empregos gerados pelo turismo e apresentou também o maior saldo de empregos deste ano.
“Trata-se de uma tímida melhora, mas que já reflete um discreto aumento da procura por atividades turísticas do Estado”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.
Segundo a economista do IPF-MS, Daniela Dias, tem-se que o mês de abril superou os demais meses no número no total de ocupações (gráfico 2) e que o mês de janeiro registrou o maior saldo de empregos do ano (gráfico 1). "Já estamos presenciando uma pequena reação desse segmento, mas ainda são números aquém do necessário para a recuperação plena das atividades do turismo", explica.
A pesquisa utiliza dados do CAGED e pode ser acessada na íntegra, a partir do anexo.