Pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta um leve aumento na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses no mês de outubro, com 80,3 pontos. Em setembro foram registrados 80 pontos. Já em comparação com outubro de 2016 o aumento é maior, de quase 6 pontos. O período registrou 74,9 pontos.
O indicador que apresentou maior índice foi o da renda atual (4,7%), seguido pelo empego atual (2,6%). O menor índice foi registrado pela intenção de compra de bens duráveis (- 3,7%), seguido pela perspectiva profissional (- 3,3%). A pesquisa apontou também que os consumidores estão mais confiantes em relação à situação atual do emprego, 33,7% disseram que se sentem mais seguros este ano, em relação ao mês de outubro de 2016.
“Continuamos percebendo um crescimento pequeno, porém constante, na intenção de consumo das famílias e isso é muito significativo, principalmente com as festas de fim de ano se aproximando”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.
ICF – A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador mede com precisão a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da situação de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
Confira a pesquisa na íntegra: