O índice de endividamento das famílias de Campo Grande registrou a quarta redução consecutiva em julho deste ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice registrou o número de 59,3% de endividados na Capital, contra 60% no mês de junho.
Em números absolutos são 189.220 famílias endividadas em julho, e desse total, 27,4% têm contas em atraso e 11,5% não terão condições de pagar as dívidas. O endividamento é maior para quem ganha até 10 salários mínimos (62%), dos que ganham acima (45%).
O cartão de crédito continua como principal fonte de endividamento dos campo-grandenses (70,6%), seguido pelos carnês (25,4%), financiamento de casa (12%) e financiamento de carro (9,3%). Ainda segundo a pesquisa, os muito endividados somam 15,7% e os pouco endividados, 28,5%.
“Apesar de ser uma pequena diminuição, percebemos essa constante evolução na redução do índice de famílias endividadas, desde o mês de abril deste ano. Se compararmos com o mês de julho de 2021 (65%), a redução é ainda mais relevante, uma diferença de quase 6%”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.
Confira a pesquisa na íntegra: Peic julho