A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande (MS) mantém a tendência do último bimestre e registra aumento, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No mês de março, o índice ficou em 89,9 pontos, e, apesar de estar na chamada zona negativa, ou seja, abaixo, de 100 pontos, é similar ao valor de junho do ano passado, quando foi de 87,6.
“Devemos lembrar que, em junho de 2021, as pessoas estavam esperançosas de que a chamada primeira onda da epidemia estava passando, números de doentes baixando, comércio retomando atividades físicas com os cuidados recomendados. Havia um clima de otimismo e esperança, e essa mesma sensação pode estar por trás desses indicadores, com a chegada da vacina e sua aplicação na população”, explica a economista Daniela Dias.
O otimismo se reflete nos indicadores levantados pela pesquisa: 60% dos entrevistados acreditam que o responsável pelo domicílio terá alguma melhora profissional nos próximos seis meses e 43,2% estão mais confiantes em sua situação de emprego, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No entanto, indicadores que levam em conta o consumo atual, consumo para bens duráveis ou perspectiva de acesso a crédito puxaram o índice para baixo.
O ICF é calculado levando em conta questões como a percepção do emprego e renda atuais, o nível atual de consumo e perspectiva de acesso ao crédito.
Confira o estudo na íntegra: ICF MARÇO 2021