Garantir a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores da empresa são requisitos básicos para manter a harmonia de toda equipe. Por isso, uma das ações previstas para esse período do ano é a imunização de funcionários contra o vírus da gripe. Uma preocupação que se justifica. Afinal, só este ano já são 255 casos da doença e 55 óbitos em todo País. Isso significa que o vírus está circulando no Brasil.
Em Mato Grosso do Sul há um caso de morte relacionada à gripe H3N2, em Corumbá, e 206 notificações, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.
Este ano, o Sistema Comércio está imunizando os funcionários pelo segundo ano consecutivo. No Senac MS, a expectativa é que 141 pessoas sejam imunizadas este ano, principalmente aquelas que estão em contato direto com o público. “Acreditamos que estamos contribuindo para valorização do funcionário e também de impactar positivamente na saúde de seus familiares em um momento onde muitas pessoas se preocupam com a saúde coletiva, e uma atenção especial nas nossas unidades onde circulam muitos alunos”, explica o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello. A vacinação é opcional.
No Sesc MS, serão ofertadas 368 doses, também de forma optativa para o colaborador. O movimento de pessoas diariamente nas unidades do Sesc, seja nas academias, nas apresentações culturais e de lazer, bem como nos restaurantes e, ainda, no dia a dia das escolas, com o contato de professores com alunos, motivou a direção a investir nesse tipo de cuidado com a saúde dos colaboradores. “Nossos funcionários estão em contato com o público, temos essa preocupação e responsabilidade. Investir na saúde deles vem ao encontro da missão da instituição, educando-os para a conquista da qualidade de vida”, afirma a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro.
A Federação do Comércio também irá disponibilizar as vacinas contra a gripe aos seus colaboradores que poderão aderir voluntariamente à campanha de imunização. “Integramos nossas ações nas instituições Fecomércio-MS, IPF-MS, Sesc e Senac, para o bem comum de todos os colaboradores e, entendemos, que a imunização é uma das formas mais eficientes de prevenção contra doenças”, desta o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.
Sintomas
Trata-se de uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Como se prevenir?
De acordo com o Ministério da Saúde, para redução do risco de pegar ou transmitir doenças respiratórias, as pessoas podem adotar medidas gerais de prevenção:
– frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– manter os ambientes bem ventilados;
– evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe