O Ministério da Economia vai premiar ideias inovadoras que permitam aos pequenos negócios acessarem mais facilmente o crédito. As propostas vencedoras receberão R$ 50 mil e serão incluídas em um programa de aceleração.
A iniciativa faz parte da plataforma Desafios, composta por ciclos de inovação aberta que buscam melhorar o ambiente de negócios, mitigar problemas sociais, entre outras frentes.
Desta vez, o Desafio é buscar soluções de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e artesãos. As propostas poderão cobrir três frentes de ações:
– Ideias que ajudem os micro e pequenos empreendedores a identificarem suas necessidades de recursos e comparar as diferentes linhas disponíveis.
– Iniciativas que permitam aos empreendedores se organizarem para tomar crédito e comprovar sua capacidade de pagamento.
– Propostas que ajudem as instituições credoras a viabilizarem o aval solidário e acompanhamento de negócios para microempreendedores e informais.
Os vencedores das três ações serão premiados com R$ 50 mil e poderão ser acelerados.
Segundo o Ministério da Economia, menos de 10% do crédito bancário liberado no período mais crítico da pandemia em 2020 foi direcionado a esses empreendedores.
Fonte: Diário do Comércio