Municípios terão autonomia para definir regras mais restritivas
O governo do Estado publicou na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial o decreto que desobriga o uso de máscaras em locais fechados em Mato Grosso do Sul. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (09) após reunião do Comitê do Programa Prosseguir e a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado.
Com a publicação, o uso de máscara de proteção individual se torna facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado, no Estado, especialmente nos órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados acessíveis ao público, e meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.
Porém, o decreto não exclui a competência dos municípios para estabelecer medidas mais restritivas quanto ao uso de máscara de proteção individual em seus territórios, e que devem tomar decisões de acordo com as suas realidades. O governo recomenda que o uso de máscaras seja mantido em pessoas imunossuprimidas, com comorbidades graves e que não tenham sido vacinadas.