Na manhã da última segunda-feira (17) o Senac Hub Academy realizou o Fórum Setorial do Varejo, em Campo Grande, que reuniu diversas entidades e empresários. A iniciativa do Senac MS visa, por meio da metodologia PAM (Pocket Action Moment), ouvir as dores e necessidades do varejo e identificar possíveis contribuições para o desenvolvimento dos setores.
Na reunião estiveram presentes representantes da Fercomércio, Sindivarejo, Associação Comercial de Campo Grande, Funsat e o Sebrae, que atuou como parceiro na iniciativa. O ‘Pocket Action Moment’ consiste em uma abordagem de diálogo informal, que é interativa, estimulando insights e novas conexões de ideias. A intenção é ouvir ativamente o público presente, ampliar a visibilidade das demandas e compartilhar situações, ações e exemplos para que todos os envolvidos possam se engajar em possíveis soluções.
A dinâmica foi conduzida pela gerente do Senac Hub Academy, Gilka Trevisan. “O Senac desenvolveu essa metodologia, o PAM, para ouvir demandas de diversos segmentos. Já fizemos aqui sobre moda, em Dourados sobre o mercado pet e agora o varejo em Campo Grande. Dores, demandas, necessidades – a gente sabe que passamos por momentos difíceis e o Senac entende que é necessário ouvir para conduzir iniciativas alinhadas com o mercado”, diz.
Para a coordenadora do programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae Nacional, Débora Franceschini Mazzei, a experiência revela pontos em comum entre setores, favorecendo a conexão, proposta pela metodologia PAM. “Essa experiência com o Senac foi muito importante. Nós estávamos aqui com os nossos agentes locais de inovação de produtividade, transformação digital e rural e conseguimos fazer um levantamento das maiores dores com foco no varejo. Essa experiência é muito rica porque conseguimos fazer um levantamento e uma priorização daquelas dores que, quando a gente vai ver, são muito semelhantes, independente da atividade econômica que está sendo tratada”, afirma.
Ao final do Fórum, a empresária Cristina Kazue Ishikawa comentou sobre a importância deste movimento para o empresariado. “Adorei a metodologia do PAM, de como foi aplicado, foi muito legal a troca de experiência que tivemos e entender quais são as nossas dores, nossos problemas e que estamos atrás das soluções. E ficou muito claro a parceria de vocês (Senac) conosco. Fantástico”, elogia.