Você está visualizando atualmente Fecomércio MS crava 45 anos em defesa do setor terciário; confira a linha do tempo

A Fecomércio MS, ao longo de suas quatro décadas e meia de atuação, tem se destacado na defesa dos interesses dos empresários do comércio, bens, serviços e turismo em Mato Grosso do Sul. Essa trajetória é marcada por diversas ações que refletem o compromisso da entidade com o fortalecimento desse setor vital para a economia local. Vamos explorar essas atuações por década:

Anos 1980: Consolidação e Participação Ativa

Nos anos 1980, a Fecomércio MS começou a delinear sua presença institucional. Em 1983, lançou o Programa Varejo no Rádio, que oferecia cartilhas educativas aos ouvintes interessados. A participação ativa da Federação foi evidenciada em 1987 e 1988, com sua contribuição na formulação de projetos relevantes para o comércio durante a elaboração da Constituição de 1988. Em 1989, a realização de uma pesquisa conjuntural do comércio trouxe insights valiosos sobre o setor.

Anos 1990: Ações Estrutural e Reformas

A década de 1990 foi marcada pela intensificação da atuação da Fecomércio. Em 1994, a entidade participou da mini reforma constitucional, propondo projetos que representavam os interesses do comércio. Em 1995, ocorreu a inauguração da sede da Fecomércio, um marco para a centralização das atividades da Federação. Em 1996, o evento Comércio Livre em Campo Grande foi uma iniciativa que buscou promover a concorrência e a livre iniciativa no setor.

Anos 2000: Inovação e Mediação

Nos anos 2000, a inovação foi uma constante nas ações da Fecomércio MS. Em 2002, foi instalado o Núcleo Intersindical de Conciliação Prévia (NINCOPE), um espaço destinado à mediação de conflitos trabalhistas. O evento Comércio Livre em Três Lagoas, em 2009, também reforçou a importância da livre concorrência na região. Em 2011, a liderança da Fecomércio na Comissão Estadual da Conferência Nacional do Trabalho Decente destacou seu papel na busca por melhores condições laborais.

Anos 2010: Defesa Jurídica e Participação em Congressos

Os anos 2010 foram marcados por um papel proativo da Fecomércio na defesa dos interesses empresariais. Em 2011, a entidade se destacou em um polêmico processo envolvendo a Cantina Saudável, onde a arguição de inconstitucionalidade das leis municipal e estadual resultou na manutenção da lei municipal e na declaração de inconstitucionalidade da estadual. Em 2012, a Fecomércio promoveu o Fórum da Amazônia Legal. A realização do 4º Congresso Regional do SICOMERCIO em 2013 reafirmou seu papel de liderança no setor.

Anos 2020: Acompanhamento da Pandemia e Expansão Estrutural

Na década atual, a Fecomércio MS se adaptou aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, realizando ações de orientação e acompanhamento durante o período de quarentena em 2020. Em 2021, a aquisição de nove andares do Edifício Citrino para abrigar a Fecomércio, além do SESC e do SENAC, simbolizou a união do sistema comércio em uma única sede, fortalecendo ainda mais a atuação da entidade.

Considerações Finais

A trajetória da Fecomércio MS nas últimas quatro décadas e meia é testemunha de seu compromisso com a defesa dos interesses do comércio e serviços em Mato Grosso do Sul. Com uma atuação sistemática junto aos sindicatos em momentos como convenções coletivas e um olhar atento às necessidades do setor, a Federação se consolidou como uma entidade fundamental para o fortalecimento econômico e social do estado.