Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian analisou as principais características dos empreendedores brasileiros. O levantamento, realizado pelo Ibope com 448 microempresários e microempreendedores individuais, separou os participantes em quatro diferentes perfis, nomeados de Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.
A pesquisa avaliou a identificação do empresário com questões como gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. Ela foi realizada pela web, sem distinção de ramo de atividade, com base na listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope Inteligência.
A partir dos resultados, foi possível descobrir que as mulheres empreendedoras estão mais concentradas no perfil “Malabarista” – chegando a 40% do total. De acordo com a pesquisa, as pessoas que se encaixam neste quesito enfrentam as dificuldades com mais otimismo. Os homens também predominam no perfil, com 33%.
O levantamento também abordou a escolaridade dos empreendedores. Entre os participantes menos escolarizados, que estudaram somente até o Ensino Fundamental, o perfil muda: a maior parte (35%) faz parte do grupo “Arrojado” – pessoas dispostas a assumirem mais riscos na administração das empresas. Os empreendedores que concluíram o ensino médio e superior também estão inseridos no grupo “Malabarista”.
Quando a questão é demográfica, a região do Norte e do Centro-Oeste contam com um maior número de empreendedores (32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os “Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância de “Autônomos” (34%), empreendedores por necessidade.
O questionário está disponível no portal Serasa Empreendedor, para que o microempreendedor brasileiro identifique seu perfil predominante. O acesso ao questionário é gratuito.
Revista PEGN