Com as temperaturas deixando de ficar tão extremas e pensando nos cenários que a primavera propõe, já dá para voltar a pensar em como o calor, aquele moderado, pode ser positivo. Exemplo disso é que em ranking mundial feito por viajantes, as dez melhores atrações escolhidas são ao ar livre e ganham pontos longe do frio.
Sendo que até o final do ano ainda deve ter muito calor, dá para pensar nas dicas de viajantes do mundo todo e se planejar para fazer um roteiro nesse sentido. Seguindo a lista de “Travellers Choice 2023” do TripAdvisor (veja aqui), quatro cidades concentram os lugares favoritos no Top 10, sendo Bonito, Jardim, Bodoquena e Campo Grande.
Por se tratar de um destino que caiu no gosto tanto de viajantes nacionais quanto internacionais, Bonito acaba levando a maioria das boas posições. Olhando pelo lado positivo, na hora de criar o roteiro, dá para marcar como “visto” uma série de opções indo para a mesma cidade.
Na lista, a atração eleita como a melhor de Mato Grosso do Sul é o Recanto Ecológico do Rio da Prata, em Jardim, atingindo a pontuação máxima. De acordo com a plataforma de avaliação, esse passeio também foi considerado a melhor atração turística do Brasil pelo Guia 4 Rodas em 2008 e 2009.
“O passeio tem como princípios básicos a conservação ambiental, qualidade no atendimento e segurança. Possui um Sistema de Gestão de Segurança para a atividade de ecoturismo certificado”, descreve a plataforma sobre a atração.
Em segundo lugar, aparece a Gruta do Lago Azul, em Bonito. Ao todo, foram realizadas 7.696 avaliações sobre essa atração, atingindo uma nota 4,5 de 5. Mostrando que o local realmente é visitado por pessoas de todo o mundo, os comentários aparecem em alemão, russo, japonês, inglês, italiano, francês, dinamarquês, holandês e espanhol.
Também em Bonito, a flutuação no Rio Sucuri foi elencada como a terceira melhor atração de MS. Ao todo, foram realizadas 3.767 avaliações por viajantes. Em sua descrição de informações, são destacados os 1.800 metros de “jardim subaquático”.
No caso da flutuação, a plataforma aponta que são indicadas cerca de duas a três horas para realizar o passeio.
Em quarto lugar está a Cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena. Na classificação da plataforma, essa atração recebeu o selo de “melhor do melhor”. Em sua descrição, o destaque vai para os 156 metros de altura.
Ao todo, a cachoeira recebeu 2.515 avaliações distribuídas entre 2.036 votos para “excelente”, 380 para “muito boa”, 71 para “razoável”, 18 para “ruim” e 10 para “horrível”.
Ocupando o quinto lugar está a Estância Mimosa Ecoturismo, voltando para Bonito. “Uma charmosa fazenda típica de Mato Grosso do Sul que oferece excelente gastronomia regional e uma trilha interpretativa em meio à floresta passando por cachoeiras de todos os tamanhos e formas”, descreve a plataforma.
Na mesma cidade, a sexta posição vai para o Aquário Natural na Reserva Ecológica Baía Bonita. Ao todo, foram feitas 3.105 avaliações e o destaque da plataforma aponta o local como o número 10 de 32 coisas para fazer em Bonito.
Em sétimo lugar está o Parque Ecológico Rio Formoso, também em Bonito na categoria de “natureza e vida selvagem”. Entre as 2.283 avaliações, os viajantes destacam a possibilidade de excursão pelo rio, trekking, tirolesa e mergulho com snorkel.
A seguir, o aparece novamente o Rio da Prata, em 8 lugar, destacando o espaço como um todo. Em nono lugar, com sua única atração na lista de Top 10, está Campo Grande com o Parque das Nações Indígenas.
Ao todo, foram realizadas 2.662 avaliações, gerando a nota de 4,5 para o parque na Capital. Por último, em décimo lugar, o Parque das Cachoeiras, em Bonito, fecha a lista com 1.065 avaliações.