A pesquisa de intenção de consumo e comemorações para o Dia dos Namorados, elaborada em parceria pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae-MS, aponta que neste ano a data deve movimentar R$ 360,22 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul. A pesquisa leva em conta valores que serão usados na compra de presentes e também em comemorações.
A movimentação deste ano é 7% menor em relação a 2023, considerando o valor real. “Teremos redução dos percentuais das pessoas que irão presentear e também comemorar e a razão dessa redução é que a maioria dos entrevistados (52,67%), que não irá celebrar a data, não está namorando. O valor médio a ser gasto com comemorações também está um pouco menor, já o valor médio a ser gasto com presentes teve um leve aumento”, explica a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Presentes – Com presentes, o montante que será injetado é de R$ 189,60 milhões. O gasto médio será de R$ 247,06. Entre os que vão comprar, as opções mais apontadas foram: roupas (25%), perfumes (24%), calçados (15%) e flores (13%). As lojas do centro são a preferência dos entrevistados (65,16%) e a escolha do namorado/a vai ser essencial para a compra (25,79%).
“O Dia dos Namorados cria memórias, então, no geral, as pessoas procuram por presentes especiais para o seu par, o que faz com que a data seja propícia para movimentação no comércio local. A pesquisa traz que os presentes preferidos serão roupas, perfumes, calçados e flores. Assim, os pequenos negócios, como lojas de presentes, chocolaterias artesanais, floriculturas, restaurantes e entre outros ramos devem se preparar para receber esses casais em busca ‘daquele algo a mais’ para agradar os parceiros. Logo, os empresários devem considerar a criatividade como um fator relevante para encantar os seus clientes e criar essas experiências”, pontua o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
Comemorações – O aporte na economia com as comemorações representará R$ 170,61 milhões para o período, com gasto médio de R$ 215,49. Entre os que afirmaram que vão comemorar a data (53,30%), a maioria priorizou a celebração nos restaurantes (55%) e a segunda opção foi preparar a comemoração em casa (18%).