Pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), integrante do Sistema Comércio, em parceria com o Sebrae MS, indica que o Dia das Crianças, que é comemorado em 12 de outubro, deve movimentar R$ 135,25 milhões em Mato Grosso do Sul, dos quais R$ 103,28 milhões em presentes e R$ 31,74 milhões em comemorações.
“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam. É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, diz o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.
A economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que, se por um lado a data deve trazer movimentação 11% menor que no ano passado, inclusive com a redução do valor médio do presente, que cai de R$ 142,48 para R$ 131,43, é preciso observar que as pessoas estão mais dispostas a gastar com a comemoração. “O investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, enquanto no ano passado eram R$ 88,08”. Ainda assim, o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%. As comemorações devem ser em casa para 47% dos entrevistados,; 16% falam em brincadeiras com as crianças; 10% vão para restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio.
Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data. Dentre os que estão de fora, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear. Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores e as roupas, escolha de 30,98%. Quando pesquisada a atividade preferida dos pequenos, levando em conta a pandemia, o videogame e celular respondem por 44% e assistir filmes e séries outros 30%.
Estratégias – A analista-técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt, ressalta que o consumidor se mostra temeroso em gastar, por isso é preciso que os empresários estejam preparados. “Uma dica é que o lojista prepare peças para redes sociais com identidade visual relacionada à temática e isso se aplica tanto às empresas que vendem produtos para público infantil quanto para adulto, aproveitando a data para realizar promoções que remetam ao Dia das Crianças e quando esses adultos eram crianças”.
Outra é a facilitação de formas de pagamento e promoções, critérios decisivos para o consumidor, pensando que a maioria quer desconto para pagamento à vista; alinhar com fornecedores a questão de estoques, de forma a garantir rápida reposição, caso haja grande procura e, ao mesmo tempo, negociar também com este fornecedor a possibilidade de devolução de produtos, caso não sejam vendidos. Oferecimento de brindes especial para as crianças é outra estratégia assertiva.
Confira a pesquisa :
INTENÇÃO DE CONSUMO E DE COMEMORAÇÃO DOS RESIDENTES DE MATO GROSSO DO SUL 2021_compressed