Relações Institucionais
Representação Institucional
O trabalho de defesa institucional das representações assume o objetivo de orientar, coordenar e defender os interesses de seus representados, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado de Mato Grosso do Sul. Para tal, são empreendidas ações técnicas, estratégicas, políticas e institucionais que contribuam para a sustentabilidade e permanência das empresas do setor.
Está presente em mais de 50 instâncias de representação pública e privadas, empreendendo ações estratégicas, políticas e institucionais que contribuem para a sustentabilidade e missão da instituição.
Câmaras do Comércio que temos representação na CNC
As Câmaras do Comércio são órgãos consultivos da Presidência que têm o objetivo de realizar estudos e fornecer sugestões para as ações institucionais do Sistema Confederativo do Comércio (CNC Sesc-Senac-Federações), no apoio e na defesa dos interesses das categorias econômicas por elas representadas; são compostas por lideranças empresariais e sindicais dos respectivos setores.
- Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis-CBST
- Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação- CBTI
- Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios- CBCGAL
- Câmara Brasileira do Comércio Exterior- CBCex/CNC
- Câmara Brasileira do Comércio do Produto e Serviços Ópticos- Cbóptica
ASSESSORIA LEGISLATIVA - RENALEGIS (Rede Nacional de Assessorias Legislativas)
Por meio da Renalegis são apuradas as propostas de maior relevância, e nas reuniões do colegiado na CNC são sugeridas as estratégias a serem adotadas por seus membros, assessores das federações, na sensibilização dos parlamentares nos estados.
Além de monitorar a produção legislativa, nas esferas federal, estadual e municipal, oferece suporte técnico aos sindicatos da base para a atuação junto às Câmaras de Vereadores, fornecendo informações que permitam uma atuação inteligente e propositiva, esclarecendo aos empresários e aos agentes públicos como determinados projetos podem impactar o setor do comércio, com o objetivo maior na viabilização e aprovação de proposições que venham a beneficiar o comércio de bens, serviços e turismo do Mato Grosso do Sul.