As vendas de adereços, alimentos, bebidas, televisores e, inclusive, ingressos para acompanhar os jogos da Copa Mundial de Futebol, devem movimentar, aproximadamente, R$ 17 milhões na economia de Campo Grande. É o que mostra a sondagem do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), realizada entre os dias 07 e 11 de junho.
“Como a maioria permanecerá na própria cidade, a economia local se aquece e a sondagem visa perceber os hábitos de consumo no período dos jogos. Essa movimentação da Copa Mundial deve amenizar a queda de vendas esperada para logo após a comemoração do Dia dos Namorados, considerando a redução do número de pessoas que indicam estar em um relacionamento”, explica o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.
A maioria das pessoas ouvidas disseram que assistirá aos jogos na própria casa (74,63%), seguida das pessoas que irão à casa de familiares (43,28%), bares e restaurantes (22,39%) também se apresentaram como opção, além de 18,84% responder que ficará no trabalho durante os jogos. Dos entrevistados, apenas 2,84% informaram que pretendem ir à Rússia para torcer pelo Brasil.
Dentre os adereços que devem ser mais procurados, destacam-se: camiseta (51,47%) e bandeira (25%). Outros itens como chapéu (10,29%), álbum de figurinha (8,82%), mascote (5,88%) e bola de futebol (5,88%) também foram citados.
Adquirir um novo televisor foi apontado como opção de compra nesta época por 4,41% dos entrevistados, e 10,29% pretendem comprar fogos de artificio.
Para as comemorações não deverão faltar o churrasco para 50%, a cerveja (51,47%), a pipoca (33,82%) e o pastel (8,82%). Dos entrevistados, 30,36% disseram que gastarão até R$ 50,00 e 26,79% de R$51,00 a R$100,00.