Muitos empreendedores começam um negócio porque têm habilidade técnica para desenvolver o produto ou mesmo porque dominam a gestão. Mas, muitos também se esquecem do papel fundamental das vendas neste processo.
Se você, assim como muitos empreendedores, sente dúvidas na hora de conduzir uma venda, é importante buscar capacitação e os livros podem ser um ponto de partida.
Com a ajuda de Enio Klein, professor e especialista em vendas, Pequenas Empresas & Grandes Negócios selecionou três títulos que podem te ajudar a ser um vendedor melhor. Confira a lista a seguir:
1. “Alcançando Excelência Em Vendas – Spin Selling”, de Neil Rackham
O livro, referência no tema, fala sobre a influência do comportamento do consumidor na vida de quem vende. São táticas para ajudar a concluir vendas com qualquer tipo de cliente. “É uma referência quando se fala em vendas, principalmente as consultivas. O método dele organiza de forma estruturada este conhecimento e ensina como usá-lo a favor do desempenho de vendas”, diz Klein.
2. “A Venda Desafiadora: Assumindo o Controle da Conversa Com o Cliente”, de Matthew Dixon e Brent Adamson
Os autores pesquisaram o que fazia alguns vendedores serem melhores que outros. Depois de várias entrevistas, eles reuniram o resultado neste livro, divulgando cinco perfis de profissionais e os caminhos para vendas melhores.
3. “Hope is Not a Strategy”, de Rick Page
Esperança não é uma estratégia. O título, traduzido do inglês, mostra que é importante trazer uma estratégia de verdade e não apenas esperar que as coisas acontecerem da melhor maneira. “Este livro aparentemente não foi traduzido para o português, mas vale o esforço de ler o original em inglês. Page é direto e mostra que não basta acreditar ou ter esperança para ser bem-sucedido. É necessário bem mais do que isto para desempenhar bem”, afirma o especialista.
Revista PEGN