Foi realizada nos dias 20 e 21 de julho a 4ª fase (planejamento) da implantação integrada do Programa Ecos (Programa de Sustentabilidade) para a Fecomércio, Sesc e Senac. Nessa fase, os grupos gestores das três instituições realizaram análises, debates e propuseram ações, a partir dos diagnósticos, para elaboração do Plano de Ação do Ecos em todas as unidades do Estado.
O planejamento das ações é alinhado aos objetivos do Programa, os quais representam, em sua maioria, assuntos já abordados em referenciais institucionais das entidades. Além disso, a metodologia do Ecos utiliza ferramentas que facilitam o planejamento e acompanhamento das ações sugeridas, como: o mapeamento de aspectos e impactos ambientais, a análise dos indicadores primários de consumo (energia, água, papel A4, papel-toalha e copos descartáveis) e a construção da matriz Ecos, apoiada em ferramenta de planejamento estratégico (Balanced Scorecard) para melhoria contínua.
Para a superintendente da Fecomércio MS, Valmira Carvalho, essa etapa é de muita relevância para a implantação do Ecos. “Estamos elaborando nossa nossa conduta para o futuro, programando ações e alterando comportamentos para uma atuação sistêmica sustentável e ecologicamente correta”.
Para a diretora de planejamento e programas sociais do Sesc MS e coordenadora do ECOS, Ana Carina Mello, “é de extrema importância a etapa de planejamento para o sucesso da implantação. A participação da equipe local e a interação com o Comitê Nacional tem tornado o processo muito assertivo e rico. Temos certeza que o Ecos fará muito sucesso aqui no Mato Grosso do Sul”.
Fabio Santos, gerente de planejamento do Senac MS, disse que a fase de planejamento é muito importante para as equipes das três entidades, pois contribui para o sucesso do lançamento e implantação do Programa Ecos.