Você está visualizando atualmente CNC divulga pesquisa de endividamento e inadimplência;

CNC divulga pesquisa de endividamento e inadimplência;

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o percentual de famílias endividadas em Campo Grande teve um ligeiro aumento no mês de setembro, com 56,7% ante 56,6% do mês anterior, mas bem abaixo do registrado em setembro do ano passado quando foi de 58,9%.  “Tecnicamente podemos dizer que mantemos o mesmo número de pessoas endividadas ao mês de agosto”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Daniela Dias.

Em números absolutos, são 175.750 famílias endividadas sejam com cartões de crédito (69,3%), carnês de lojas (17,4%), prestações de carro (14,7%) e financiamento de casa (13,7%).

A economista esclarece que é importante olhar para o indicador daqueles que não tem condições de pagar a dívida. “Em setembro foram 11,5% índice menor na comparação a agosto, que atingiu 12,1%, isso significa que os consumidores estão, aos poucos, colocando suas contas em dia. Podemos ter um índice melhor no próximo mês, com a liberação do FGTS e restituição do Imposto de Renda”, completa.

Entre os que possuem dívidas em atraso, o maior percentual (60,1%) está entre os que recebem até 10 salários mínimos. Também é nessa faixa que acumula o maior índice (15,4%) dos que não conseguiram pagar as dívidas em atraso. Dentre os que responderam ao questionário, 44,1% afirmam que as dívidas são acima de 90 dias.

Confira a PEIC:PEIC setembro 2019

 

Confira a pesquisa na íntegra:

Deixe um comentário