A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apoia, desde o último sábado, (08/05), a campanha “Todo Brasil é Turismo”, que tem como objetivo ressaltar a importância do setor para a economia brasileira. Um dos principais geradores de emprego em todas as regiões do Brasil, que movimenta uma cadeia produtiva com mais de 50 segmentos econômicos, o turismo tem sido um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid 19 que, desde março de 2020, tem castigado os empresários e trabalhadores do setor.
“A CNC tem um compromisso histórico com o turismo brasileiro e apoia esta campanha que vai mostrar ao Brasil a importância do setor para a economia, com geração de emprego e renda em todo o País, desde as regiões mais remotas até os principais centros urbanos”, destaca o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Diversas instituições ligadas ao setor de turismo ou conscientes da sua importância para o desenvolvimento brasileiro vão fazer postagens nas suas redes sociais, celebrando o Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 8 de maio. A campanha aborda os efeitos da paralisação do setor. Segundo cálculos da CNC, desde o início da pandemia, o setor já teve perdas no faturamento de R$ 312 bilhões e de quase 400 mil postos formais de trabalho.
O Diretor da CNC, que coordena o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação e preside a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, lembra que o turismo opera com cerca de 40% da sua capacidade e que a expectativa é de que o nível pré-pandemia só seja retomado no fim de 2022.
“Este Dia Nacional do Turismo será diferente de todos os outros. Mas vamos comemorar, sim, pois foi a determinação de cada empresário e profissional do turismo que fez o setor tão importante para a economia e para a geração de emprego e renda no País. Vamos comemorar, lembrando que o turismo movimenta a economia e a vida”, afirma Sampaio.
A campanha “Todo Brasil é Turismo” é liderada pelo G20+, grupo que reúne as principais entidades de Viagens e Turismo nacionais, grande parte delas integrante do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, com apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas).
Fonte: CNC