O IPF-MS em parceria com a Empresa de Consultoria Júnior FIP – MAGSUL, que aplicou os questionários, e com apoio do Sindicato Varejista de Ponta Porã, Associação Comercial de Ponta Porã e Câmara de Indústria Y Turismo (Pedro Juan Caballero, PY), levantou o perfil dos consumidores e de gastos durante a Black Friday Fronteira, entre os dias 07 e 10 de setembro, considerando uma margem de erro de 3% e 95% de confiança.
Uma das constatações é que o gasto do turista aumentou consideravelmente de 2014 para a edição deste ano, 2017. O valor médio gasto passou de R$1.398,00 em 2014 para R$1.756,94 em 2017, um aumento de 25,67%.
Entre os itens mais comprados destacaram-se eletrônicos (20,21%), perfumes (14,32%) e artigos de vestuário (10,58%). “Um dado importante é que que 96,65% encontraram o que procuravam e 60,37% utilizaram o real. As expectativas de preços também tiveram efeito positivo, 54,37% dos consumidores se sentiram atendidos”, diz o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.
A maioria dos turistas que participaram do Black Friday Fronteira 2017, possui de 26 a 40 anos (46,96%). Os meios predominantes de informação sobre a ação foram internet e facebook, citados por 37,17% e 27,09%, respectivamente, dos participantes da Black Friday.
No que diz respeito a cidade de origem se destacaram Campo Grande, Dourados e Ponta Porã e entre os estados Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. A pesquisa também ouviu os consumidores sobre eventuais preocupações com a viagem e a maior parte deles, 40,6%, mencionou a segurança, enquanto 18,09% não demonstraram preocupação com qualquer aspecto e 17,92% mencionaram a fiscalização.
Entre os que aproveitaram outras modalidades de turismo, destaram-se Cerro Cora (33,95% dos entrevistados) e (32,1%) o Chacuru.