Após três meses de queda, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande apresentou resultado positivo neste mês de janeiro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês de dezembro/2020, o índice ficou em 75,7 pontos, e em janeiro/2021 foi de 82,8 pontos, um crescimento de 4,9%.
“É um dado animador, visto que o mês de janeiro é um período de mais retração, por conta das dívidas de início do ano. Apesar de ainda estar na chamada zona negativa, ou seja, abaixo de 100 pontos, já apresenta uma leve recuperação. Outro dado importante é que o índice de famílias endividadas foi o menor desde abril do ano passado e está abaixo do patamar de janeiro de 2020, e são pesquisas que se complementam, revelando que o consumidor está menos endividado e com intenção de consumir. Vale destacar que o início da vacinação pode ter contribuído para a melhora desses indicadores”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias.
Todos os sete índices analisados apresentaram números positivos. As maiores variações foram em relação à renda atual (9,4%), nível de consumo atual (6,8%) e emprego atual (5,6%). As famílias afirmam que a sensação é de mais segurança em relação ao emprego (34,8%) e que a perspectiva profissional é positiva (51,7%); enquanto que o nível de consumo está abaixo do praticado em janeiro de 2020 (56%).
Confira a pesquisa na íntegra: ICF_Janeiro