Na segunda-feira, 02 de maio, alunos da Aprendizagem Comercial de Qualificação em Serviços de Vendas do Senac MS, integrante do Sistema Comércio, apresentaram à Subsecretaria de Gestão e Planejamento Estratégico da prefeitura municipal de Campo Grande o projeto “A importância da modernização e revitalização do comércio”. A partir de estudo de caso do Projeto “Reviva Campo Grande”, eles utilizaram a plataforma MineCraft Education para recriar virtualmente a rua 14 de Julho já requalificada, inclusive, com a possibilidade de um tour virtual em 3D pelas lojas e equipamentos públicos da via.
“É muito bacana a maneira como abordaram o projeto, a partir de um jogo que é muito utilizado por essa geração, integrando ao mundo deles um projeto que tem tantas ações e entendendo a importância desse espaço. O Reviva Centro é uma entrega não só para o comércio, mas também para a cidade, resgatamos a acessibilidade, privilegiamos o pedestre, deixamos o visual mais acolhedor e moderno e uma iluminação que permite que as pessoas fiquem até mais tarde nas ruas, além de ações culturais e intervenções. Temos uma pesquisa da Fecomércio mostrando que, mesmo com a restrição imposta pela pandemia, à época o fechamento de comércios, houve aumento de 27% de frequência na 14 de Julho após as obras”, observou a diretora-adjunta da Sugepe, Ana Virgínia Knauer.
Aline Palma, docente do curso de Aprendizagem Comercial de Qualificação em Serviços de Vendas do Senac MS, explica que os alunos estudaram o assunto a partir de uma pesquisa documental; depois, por meio da plataforma Seppo, realizaram uma visita guiada na 14 de Julho. Em seguida, fizeram uma análise comparativa por meio da utilização dos óculos de realidade virtual com o programa Google Earth. Por fim, projetaram a Rua 14 de Julho no jogo Minecraft Education.
Ela explica que os alunos, que são aprendizes, já vivem essa realidade no comércio e o projeto reforça o entendimento dessa dinâmica, além de exercitar o planejamento, empreendedorismo, trabalho em grupo e uso de tecnologia. A turma que desenvolveu o projeto ao longo de um mês tem 30 alunos com idade entre 16 e 18 anos.
O aluno Enzo Daniel liderou o Minecraft. “Foi uma experiência muito inovadora, novidade para toda a turma e ótimo trabalho em equipe e experiência em liderança”, avalia, ressaltando também a percepção da importância da requalificação para a melhora no fluxo nas lojas da rua 14 de Julho.
A atividade teve como objetivo compreender as novas dinâmicas e vivências do comércio, diante as mudanças dos hábitos e experiências de compra, levando em consideração a importância da revitalização dos centros comerciais.
Após a apresentação do projeto, o Chico Maria Produções fez uma apresentação teatral, alusiva ao Maio Amarelo, promovido pela Agetran.
Serviço – Saiba mais sobre os cursos e ações do Senac no site https://ww3.ms.senac.br/ e acompanhe no instagram @senac_ms.