Você está visualizando atualmente Ações do SEAC-MS alusivas ao Dia Mundial da Limpeza coletam meia tonelada de aparelhos eletrônicos

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (SEAC-MS) realizou nesta semana, em Campo Grande, duas ações alusivas ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado anualmente em 20 de setembro. Na primeira ação, dia 18, foi recolhida meia tonelada de lixo eletrônico para reciclagem, durante o drive thru ecoeletrônico, e nesta sexta-feira (20), foram coletados mais de 20 sacos de lixo no bairro Maria Aparecida Pedrossian. Mais de 30 voluntários participaram da ação.

As ações fazem parte da campanha realizada em todo o Brasil pelo Instituto Limpa Brasil, e o SEAC-MS foi a entidade líder do Dia Mundial da Limpeza em Campo Grande. O descarte de dispositivos eletrônicos em desuso pode ser realizados até a sexta-feira da próxima semana, dia 27/09, no Instituto Profac, localizado na Rua Diana, nº 51, Vila Carvalho, na Capital. Podem ser descartados no local computadores e periféricos (teclados, mouses, impressoras), telefones celulares e tablets, TVs e monitores, equipamentos de áudio e vídeo; baterias e carregadores, além de outros dispositivos eletrônicos em desuso.

“Foram duas ações muito importantes, que realizamos aqui na Capital, com o objetivo de promover ações de sustentabilidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e auxiliando a população, tanto no descarte correto de produtos eletrônicos, como na limpeza no bairro Maria Aparecida Pedrossian, que está entre os sete da Capital com o maior número de incidência de dengue. Além de promover a educação ambiental, queremos incentivar nas pessoas a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, como o cuidado da sua casa, do seu bairro e o descarte adequado de resíduos”, afirma o presidente do SEAC-MS, Daniel Felicio.

O presidente do bairro Maria Aparecida Pedrossian, Jânio Macedo, agradeceu o apoio na ação realizada na comunidade. “Essa união de forças é fundamental para conscientizar a população da importância de cuidar do seu quintal e do seu bairro, para evitarmos a proliferação de doenças, como a dengue, que tem atingido a nossa região. Agradeço ao SEAC e a todos os parceiros por essa iniciativa”, diz.

A moradora do bairro, Jéssica Oliveira, que vive há 10 anos na região, participou do mutirão e ajudou na coleta de lixo. “Acho muito importante a gente participar dessas ações, para conscientizar a população sobre os perigos de jogar lixo na rua, não cuidar do seu quintal, porque pode ter consequências graves e levar até à morte, como no caso da dengue”, afirma.

O Dia Mundial da Limpeza “World Cleanup Day” passou a constar no calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2023. O evento global reúne pessoas em uma grande mobilização para limpar o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos.