Com uma ampla diversidade de espécies e de possibilidades de preparo, as PANC (plantas alimentícias não convencionais) são opções de alimentos que podem tanto incrementar a dieta, quanto beneficiar o meio ambiente. Nos dias 20 e 21 de junho, o Sesc MS, por meio do Sesc Mais, em parceria com o Recanto das Ervas, fará o lançamento do projeto PANC – Futuro na Mesa, com a proposta de incentivar a inserção das PANC e frutos do cerrado na alimentação diária de escolas e instituições sociais.
Michelle Koltermann, nutricionista do Sesc MS, explica que as PANC são ricas em sais, vitaminas e minerais, além de possuírem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Nós podemos inserir as PANC no nosso consumo diário de várias formas: in natura; refogada; em processos de produção de doces e diversas outras maneiras de preparo”.
Quanto às partes que são comestíveis, Michelle explica que são folhas, frutos, raízes, sementes, mas é importante conhecer as características de cada um desses alimentos e seus valores nutricionais, para entender como utilizar e qual o modo de preparo indicado. Existe uma imensa variedade de PANC, dentre elas podem ser citadas, por exemplo, Ora-pro-nobis dourada, rica em ferro e fibras e excelente antioxidante que pode ser consumida in natura; o mangará, conhecido como flor de banana, rico em fibra solúvel e insolúvel e que pode ser utilizado em diversas receitas, como a caponata. Taioba, rica em vitaminas A e C, porém não pode ser consumida crua pela presença de oxalato de cálcio.
A jornalista Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas, considera que inserir as PANC e os frutos nativos na alimentação do dia a dia das escolas, comunidades e população em geral é resgatar parte da nutrição perdida ao longo dos tempos. “Podemos ser mais independentes e reconectados com a natureza. Este é o verdadeiro futuro na mesa”.
Ela observa que as PANC são resistentes e abundantes e ainda respondem às demandas de soberania e segurança alimentar, conservação e uso do solo e podem melhorar a saúde coletiva e garantir geração de renda. “Estar junto com o Sesc MS neste projeto inovador é um grande privilégio. Plantar comida e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente”.
Serviço – O coquetel de lançamento do projeto será no dia 20/06, às 19h, no auditório do CREA/MS, com um painel de debates que contará com a participação da jornalista Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas e da nutricionista e criadora do termo PANC no Brasil, Irany Arteche. No dia 21/06 haverá um dia de campo na Agrofloresta Flor do Cerrado Brasil, localizada no Indubrasil.