Alunos do curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais, do Senac Hub Academy, em Campo Grande, criaram um jogo de computador chamado “Gameteca”, que possui um mapa inspirado nos pontos turísticos da Capital. O game faz parte da conclusão de curso da turma, produzido gratuitamente pelos alunos e será entregue para a Sociedade Comunitária Gibiteca, uma biblioteca especializada em história em quadrinhos, aberta à população.
O mapa incorpora alguns dos principais pontos turísticos da Capital, como o obelisco, o Bioparque, o Mercadão Municipal, o Parque das Nações Indígenas, a Casa do Artesão, o Camelódromo e a Morada dos Baís. O jogador assume o controle de uma “vanteca”, uma van do personagem da Gibiteca. Ao passar por cada ponto turístico, são apresentadas a história do local e um mini jogo, como quiz, quebra-cabeça, jogo do aquário e corrida de obstáculos.
“O jogo é uma maneira divertida e eficaz de aprender sobre os pontos turísticos de Campo Grande. Uma das coisas mais legais sobre isso é que ele transforma a aprendizagem em algo interativo e envolvente. Em vez de apenas ler sobre esses lugares, as pessoas podem realmente se envolver com eles por meio dos mini jogos e da gamificação. Vai ajudar a promover a conscientização sobre a importância dos pontos turísticos locais, incentivando as pessoas a explorarem e valorizarem o que a cidade tem a oferecer. Isso é ótimo para a comunidade e para o turismo local também”, explica o professor do curso, Maurício de Souza.
O jogo conta com um sistema de movimentação que permite ao jogador controlar a ‘vanteca’ por meio de ações no teclado. Com um único clique na direção desejada, a van se move até o ponto turístico escolhido. Ao chegar ao local, uma janela no formato de gibi será exibida, apresentando uma narrativa com os personagens contando a história do ponto turístico. Em seguida, o jogador será desafiado por um mini jogo.
As práticas de aprendizagem do Senac tem o objetivo de preparar os alunos em situações reais, em que eles possam conciliar teoria e prática. “A metodologia que o Senac Hub Academy usa na Fábrica de Games é extremamente útil, pois auxilia na aplicação prática de habilidades ao trabalhar em projetos reais que atendem às necessidades da sociedade. Os alunos têm a chance de aplicar as habilidades de programação, design e desenvolvimento de jogos que estão aprendendo em sala de aula. Isso torna o aprendizado mais significativo e prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho”, explica Maurício de Souza.
Outro fator importante na elaboração dos jogos é a colaboração e trabalho em equipe. “Esse trabalho em conjunto é extremamente essencial para desenvolver um jogo, assim os alunos precisam colaborar, comunicar e resolver problemas juntos. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer carreira relacionada à tecnologia e desenvolvimento de software e jogos. Os alunos são desafiados a pensar ‘fora da caixa’ para encontrar soluções criativas para problemas específicos, o que estimula o pensamento crítico e a capacidade de encontrar soluções inovadoras. Esse é o diferencial do Senac, da abordagem prática que adotamos. O fato de os alunos trabalharem com um cliente real para desenvolverem um produto proporciona uma experiência única, semelhante ao que enfrentarão no mercado de trabalho”, afirma a gerente do Senac Hub Academy, Gilka Trevizan.
Para o aluno do curso, Juliano Alves, foi bem desafiador e inovador participar do curso, além de uma experiência de trabalho em equipe bem divertida. “O projeto nos ajudou a impulsionar nosso desenvolvimento profissional, por conta da metodologia que o Senac aplica. O jogo só demonstra a capacidade que tivemos em identificar e responder às necessidades reais do cliente e também os desafios em aplicar os conhecimentos passados pelo professor, que foram de forma prática e inovadora. Com certeza, a estrutura e o apoio que o Senac oferece ao aluno, para realmente aprender, é o diferencial desta instituição”, afirma.
O jogo poderá ser acessado, posteriormente, na página da Gibiteca: https://gibiteca.org.br/.