A Fecomércio MS realizou nesta terça (31) e quarta-feira (01) uma oficina de planejamento estratégico, com a participação de representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na terça o evento foi voltado para os gestores da instituição e nesta quarta-feira para os representantes dos sindicatos empresariais. O evento foi realizado no Sesc Sabor e Arte, em Campo Grande.
Rafaela Rio, gerente de planejamento da CNC, destacou a importância da agilidade organizacional. Ela falou aos gestores e empresários sobre essa agilidade no planejamento estratégico. “Fizemos uma oficina apresentando as técnicas sobre a identificação da missão, a razão de ser do sindicato, e o desenvolvimento de metas a partir da definição de objetivos para o desenvolvimento estratégico”, explica.
O especialista técnico da Diretoria Jurídica e Sindical da CNC, Mateus Lima Dornelas, falou sobre os desafios dos sindicatos no próximo ano. “Estamos implantando o programa Atena, com seis grandes eixos de trabalho, e que é um programa de desenvolvimento das federações e sindicatos, e um dos desafios principais é sobre a capacitação dos líderes, dos executivos e suas equipes, para melhor gerenciarem as ações produzidas por seus sindicatos e a atuação sindical de fato. Mato Grosso do Sul está sendo o primeiro estado a utilizar esse programa e essa nova metodologia sobre o planejamento estratégico. Temos certeza que será muito proveitoso para os líderes e sindicatos da Federação”, diz.
O gerente de gestão estratégica da Fecomércio MS, Reginaldo Lima, destacou a importância do evento. “Uma oficina muito importante para os sindicatos da base da Federação, que tiveram a oportunidade de aprimorar suas estratégias de planejamento, com uma metodologia simples e de fácil aplicação. Um mundo com mudanças constantes requer das organizações prazos mais curtos de planejamento, com foco nas situações reais e necessidades mais urgentes”, afirma.
Participaram do evento os representantes dos sindicatos de Hospedagem e Alimentação (Sindha MS); do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom MS); das Empresas de Asseio e Conservação (Seac MS), dos Despachantes e Documentalistas (Sindesp MS) e do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG), além dos diretores e gestores da Fecomércio MS.