A eficiência da representatividade institucional, a integração entre as Federações do Sistema Comércio pelo Brasil e seu protagonismo diante da maior visibilidade das ações em defesa do empresariado, assim como a atualização dos processos internos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foram apresentados durante a 3ª edição do Fórum Nacional de Superintendentes das Federações de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado nesta segunda-feira, 10 de julho, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.
O colegiado, coordenado pela diretora-geral da CNC, Simone Guimarães, reuniu os 34 executivos das Federações que compõem o Sistema Comércio, além de outros técnicos que acompanharam a reunião. “Fazer mudança tem um impacto muito grande, e o trabalho que temos construído juntos mostra que estamos num caminho de progressão, de melhoria do ambiente corporativo e de atividades positivas para a CNC e todas as Federações”, destacou Simone.
O vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, deu as boas-vindas aos superintendentes e agradeceu o empenho de todos nas últimas ações em defesa do Sistema, como a mobilização contra o corte de 5% nos recursos do Sesc e do Senac e pela melhoria da reforma tributária. “O trabalho começa na CNC, mas acontece nas Federações em seus estados, na nossa base.”
Durante o encontro, foram apresentados os avanços alcançados pela Confederação nos últimos anos, ações que reverberam, diretamente, nas Federações – que replicam esses modelos de sucesso e organização. “Atualizamos o nosso regimento interno, reorganizamos o nosso organograma, além da criação do programa de desenvolvimento de líderes (PDL), da UniCNC e do Conexão CNC-Sesc-Senac, momento histórico de união das nossas três casas”, pontuou a diretora-geral.
Os desafios, os compromissos cumpridos e o planejamento estratégico dos próximos anos também foram apresentados. Para a superintendente da Fecomércio-RR, Yolanda Herbster, a reunião foi muito produtiva. “É importante conhecer as ações desenvolvidas pela CNC, pois passamos por um processo de mudanças e integração, e essas trocas de experiência ajudam e orientam as Federações no planejamento em cada estado.”
“Me senti acolhida chegando aqui. A CNC se transforma a cada ano, e o conhecimento que a gente agrega aqui é fundamental para o nosso desenvolvimento,” disse Gianni Azevedo, superintendente da Fenacor.
A superintendente do Sistema Fecomércio-PE, Cleide Pimentel, considerou o momento de integração entre os executivos de Federações e a CNC fundamental para estreitar o relacionamento entre os pares. “É o momento de trocarmos experiências e boas práticas e de conhecermos, por meio da apresentação feita pela diretora-geral, o trabalho que a CNC vem desenvolvendo, interna e externamente, promovendo uma verdadeira revolução no Sistema Comércio”, afirmou.
Conecta e Sicomércio
A 3ª reunião do Fórum dos Superintendentes ocorreu durante o Conecta, evento dedicado ao compartilhamento de boas práticas do Sistema Comércio, formado pelas 34 Federações Estaduais e Nacionais, além de sindicatos, Sesc e Senac. O encontro, que está recebendo cerca de 650 participantes, acontece nos dias 10 e 11 de julho, em Brasília.
De 12 a 14 de julho, é a vez do Sicomércio 2023, quando dirigentes e equipes de mil sindicatos terão uma intensa imersão em cases de sucesso que poderão ser replicados ou servir de exemplo para melhor atender os empresários representados. Os dois eventos devem receber mais de 2 mil pessoas.
Fonte: CNC