Você está visualizando atualmente PL ameaça parte dos atendimentos pelo Sistema Comércio que chegam a centenas de milhares sul-mato-grossenses 

PL ameaça parte dos atendimentos pelo Sistema Comércio que chegam a centenas de milhares sul-mato-grossenses 

Os atendimentos do Sistema Comércio, Federação, Sesc, Senac e IPF-MS em Mato Grosso do Sul serão reduzidos, caso sejam mantidos os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, que desviam 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) informa que o PL deve acarretar em fechamento de unidades, desemprego e redução da qualidade reconhecida há 77 anos pelos trabalhadores brasileiros, de uma Instituição privada, mantida pelos empresários do setor do Comercio de Bens, Serviços e Turismo.

Da capacitação profissional à qualidade de vida, a atuação do Sistema Comercio-MS, por meio dos seus braços Sesc e Senac, impacta centenas de milhares de pessoas em Mato Grosso do Sul.  Atuação essa que ajuda a mitigar diferenças regionais, seja por meio de cursos que qualificam e encaminham milhares de trabalhadores ao mercado de trabalho; ações de assistência social que levaram de mais de mil toneladas de alimentos às mesas de famílias menos favorecidas; atendimentos na área de saúde e a forte propulsão cultural.

Ações transformadoras, tendo como clientela preferencial o público comerciário, mas que vão muito além de números, beneficiando toda a sociedade, dignificando o trabalhador e proporcionando equilíbrio de oportunidades, em prol de um desenvolvimento mais justo.

O Senac, que tem como missão institucional educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, foi criado pelos decretos-lei nº 8.621 e 8.622, de 10 de janeiro de 1946, atribuindo à CNC a missão de instalar e administrar em todo o País, escolas de aprendizagem comercial. O Sesc, criado pelo decreto-lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946. Em Mato Grosso do Sul, estabelecidos em 1980, Sesc e Senac direcionam seus planos de ação conforme as demandas identificadas, atuam alinhados à Fecomércio-MS e hoje seguem o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), tendo como premissas gestão sustentável, cooperativa e de agregação de valores. Somente no último exercício, os investimentos do Sesc e Senac em Mato Grosso do Sul somam R$ 66 milhões, considerando recursos próprios e dos departamentos nacionais.

Com 6 unidades operativas distribuídas no Estado, em Campo Grande,  Dourados, Ponta Porã, , Três Lagoas e Corumbá, o Senac conta com a unidade especializada em Turismo e Gastronomia e o Senac Hub Academy, além de duas carretas que atuam como unidades moveis para atender a localidades que não possuem unidades físicas.

Senac HUB Academy

A mais nova escola do Senac, o Hub Academy, apresenta um novo conceito em educação, ampliando o ensino tradicional para o formato Hub. Um espaço de conexões com um novo mundo de formação profissional com aulas diferenciadas, uso intensivo de tecnologia, forte interação com o setor produtivo, parcerias e eventos diversos. A metodologia Hub oportuniza ao aluno a possibilidade de escolher entre vários caminhos, como entrar no mercado de trabalho, mudar sua área de atuação, aperfeiçoar-se ou empreender, em um vasto universo de oportunidades. Nesse formato de ensino, a interação com o ecossistema de inovação será intensificada, aproximando ainda mais o aluno e a comunidade, por meio de ações e eventos diversos, e do apoio de alunos e parceiros na criação e experimentação de novas soluções para o mercado. Fortalecendo, dessa forma, a interação com o segmento empresarial, com um espaço aberto para as empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado, tanto na perspectiva da formação e desenvolvimento dos times, quanto na perspectiva de parcerias para o desenvolvimento de soluções, a realização de discussões, a disseminação de conteúdos e a cooperação para divulgação de produtos e serviços.

Turismo e Gastronomia:

O Senac Turismo e Gastronomia concentra a oferta dos cursos nas áreas de gastronomia, hotelaria, turismo e eventos. A escola conta com 10 ambientes pedagógicos diferenciados e inovadores, sendo duas cozinhas didáticas, cozinha de panificação e confeitaria, sala de aula hotel, sala bartender, biblioteca, sala de informática, espaço gourmet, adega, anfiteatro, além do reconhecido restaurante-escola Terradaságuas. O restaurante foi idealizado para tornar o processo formativo ainda mais dinâmico e diferenciado, permitindo que o aluno vivencie na prática, com clientes reais, todas as competências desenvolvidas nos ambientes simulados de sala de aula. Além disso, ele será um espaço aberto para todos os empresários do Estado aperfeiçoarem suas equipes

O portfólio de cursos compreende segmentos de comércio e gestão,  , saúde e beleza, turismo e hospitalidade, gastronomia e, meio ambiente, comunicação, arte, design e moda, segurança, e tecnologia da informação, entre outros. Só em 2022, a entidade realizou 22,7 mil atendimentos na área de educação profissional em 69 municípios, sendo que no Programa Senac de Gratuidade (PSG) foram atendidos 4.311 alunos. Já no Atendimento Corporativo foram mais de 900 empresas atendidas, com soluções como aprendizagem, consultorias e treinamentos, que contribuem para o desenvolvimento sustentável desse setor.

A mesma magnitude vemos em nosso braço social, o Sesc, que chega a centenas de milhares de sul-mato-grossenses todos os anos por meio de seus pilares: educação, saúde, lazer, cultura e assistência social. São 16 unidades entre a Capital, (Administração Regional, Sesc Camillo Boni, Sesc Escola Horto, Sesc Cultura, Sesc Saúde, Sesc Norte Sul, Sesc Lageado e Sesc Sabor e Arte – unidades centro e Camillo Boni), como também nas cidades do interior, em Aquidauana, Bonito, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Além disso, cinco Unidades Móveis, sendo duas de Odontologia, uma de Saúde da Mulher e dois BiblioSesc.

Ao longo de 2022, as ações de cultura do Sesc chegaram a mais de 434 mil pessoas, todas de forma gratuita, democratizando o acesso às diversas linguagens, entre dança, teatro, artes visuais, literatura, música e cinema, como também a prédios históricos, como o centenário Mello e Cáceres.  Na unidade do Sesc Lageado, uma das regiões mais carentes da cidade, aproximadamente 600 crianças vivem hoje uma realidade que para muitas antes parecia um sonho distante, participando de cursos de dança e música, gratuitamente e já estamos no segundo ano do projeto de monitoria, em que jovens do nível intermediário, aprovados em seleção, recebem bolsa de R$ 600,00, para acompanhar os novos alunos. Também o Sesc Mesa Brasil arrecadou 1,3 mil toneladas de alimentos que foram distribuídos para em torno de 595,3 mil pessoas no estado, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício de alimentos. Já os restaurantes do Sesc subsidiaram 50 mil refeições no ano, contribuindo para uma alimentação saudável do trabalhador do comércio.

Serviço de qualidade reconhecida pela população, a Educação atende 1.903 alunos, sendo 385 com bolsas integrais, da Educação Infantil ao Ensino Médio em Campo Grande e Três Lagoas, esta em um novo prédio, atendendo famílias com renda até três salários mínimos. A tecnologia educacional faz parte do cotidiano das Escolas do Sesc, por meio de lousas digitais interativas, salas multifuncionais de linguagem computacional e robótica, além da plataforma educacional Google For Education, que facilita a comunicação e permite que professores e alunos atinjam melhores resultados juntos. Além disso, o Ensino Bilíngue é destaque desde os primeiros anos da Educação Infantil até os finais, com certificação de Cambridge.

Na área de esporte e lazer, o Sesc tem academias em Campo Grande, Aquidauana, Ponta Porã e Dourados, que totalizam mais de 10 mil alunos matriculados. Sua primeira unidade de hotelaria no Estado, o Sesc Bonito, teve 12.929 hospedagens ao longo do ano. Na área de saúde, foram 63.486 consultas odontológicas, 1.411 exames preventivos de saúde da mulher, além de 741 consultas de psicologia.

A Federação do Comércio, na representação do setor terciário, foram 285 participações entre conselhos, fóruns, câmaras e outros, a fim de preservar os interesses do setor que mais gera empregos e renda em nosso Estado. Acompanhamos 6.373 propostas legislativas em todas as esferas e também realizamos seis pesquisas de intenção de consumo que servem como bússola para os empresários, ouvindo uma amostragem total de 15,7 mil consumidores.

Trazemos aqui estes números para dar uma dimensão do Sistema Comércio e suas entregas à sociedade sul-mato-grossense. São investimentos importantes e que se traduzem na economia local desde a concepção, gerando empregos, movimentando a economia. A busca por uma prestação de serviço de excelência que contribua para o ambiente de desenvolvimento é o que nos move e o que dá sentido à nossa trajetória. Não podemos permitir retrocessos, devemos, sim, continuar avançando em busca de uma sociedade mais equilibrada e desenvolvida.

 

Edison Araújo – presidente do Sistema Fecomércio-MS – Sesc-Senac-IPF

Corte 5 Sesc Senac

Estudo de impactos Senac_Sesc – MPV 1147_2022 e PLV 09_2023 CENTRO OESTE_parcial (1)

Deixe um comentário