A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande teve uma pequena redução neste mês de janeiro comparado a dezembro, ficando em 100,8 pontos ante os 101,2 do mês anterior.
Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS), Regiane Dedé, a situação já era esperada. “Início de ano é sempre um período em que as famílias se organizam para pagar as contas de sempre, como IPTU, IPVA, escola e material escolar, despesas que pesam no bolso e fazem todos frearem os gastos com outras aquisições. Sem falar, que muitos ainda estão com as parcelas de compras adquiridas no Natal ou durante as férias”, explica.
Este é o segundo mês que o indicador fica na zona positiva da pesquisa (acima dos 100 pontos), fato que não ocorre desde abril de 2020, quando foi de 102,6 pontos.
Pesquisa – A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
O ICF investiga junto aos consumidores as avaliações que estes fazem sobre sete itens: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Facilidade de Compra a Prazo, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo no curto prazo e Oportunidade para compra de bens duráveis. Todas essas avaliações podem ser analisadas separadamente e também de forma segmentada em dois níveis de renda.
Confira a pesquisa na íntegra: ICF-MS-jan 23