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NRF 2023 destaca sustentabilidade e Geração Z; saiba como o varejo pode se preparar

A National Retail Federation (NRF) de 2023, uma das mais aguardadas, trouxe um olhar para lojas físicas voltadas à experiência, o uso de dados para cuidar do consumidor e sustentabilidade.

Este ano, o Sistema Comércio MS, por meio do SENAC MS, juntamente com o Sebrae MS, está com uma comitiva de 19 empresários do Estado.

Durante 3 dias, Nova York foi palco das principais tendências do varejo, que devem impactar o Brasil ainda este ano. O foco na gestão integrada veio de todos os lados, abordado consistência, coerência entre promessa e entrega, relevância e recorrência.

Principais tendências – Michelle Evans, Líder Global de Insights de Varejo e Consumidores Digitais na Euromonitor International, trouxe uma das falas mais badaladas do evento, ecoando muitos insights trazidos ao longo das palestras.

  • Automação autêntica (authentic automation): para a especialista, a tecnologia é importante e tem muitos potenciais para impulsionas os negócios, mas as pessoas querem “human touch”, conexões emocionais com as marcas.

“As empresas precisam adotar a Automação Autêntica para fortalecer a jornada de compra ou vai arriscar o desgaste do cliente.”

  • Orçamento (budgeteers): as pessoas estão buscando compras mais inteligentes. O foco? Economizar sem perder a qualidade. Essa tendência já tinha sido reportada pela Mastercard, apresentada em primeira mão pela StartSe.

“Quando gastar versus quando economizar – esse é o dilema. Inflação e alta de preços prejudicam poder de compra. Agora, os consumidores são metódicos com o dinheiro deles.”

  • Eco Economic: Mas economizar também pode significar ser mais sustentável.

“As organizações estão se esforçando para ajudar os consumidores eco econômicos (sustentáveis) a salvar seu dinheiro e o planeta.”

  • Revivendo a rotina (Revived routines): as pessoas estão sedentas pelo retorno às suas vidas, mesmo com as incertezas pela frente. O papel dos produtos e serviços é aumentar a confiança.

“As empresas precisam trazer diversão, reengajar os consumidores e ajudá-los a atingir um senso de normalidade.”

  • Jovem e disruptivo (Young and Disrupted): à medida que a geração z conquista sua independência financeira, também busca marcas que compartilhem os mesmos valores e princípios. Conteúdo real e relevante chama a atenção deles.

“As marcas precisam de um curso intensivo sobre esses formadores de opinião e profissionais emergentes para estar em sintonia com suas expectativas.”

Por que importa? – A NRF é hoje o principal evento do varejo do mundo e teve uma edição histórica em 2023 por trazer o mar de transformações que a pandemia trouxe. Agora, em um contexto ainda incerto, o desafio é manter a operação conectada às demandas da Nova Economia, como tecnologia e sustentabilidade, equalizando a frequência para gerações completamente diferentes que estão demandando experiências distintas do varejo.

Charles Omoregie, líder de produtos no Google, disse em publicação no LinkedIn que “os varejistas devem se preparar para um novo desafio à medida que a geração Z passa o bastão para a geração A. Diferentemente das gerações anteriores, a geração A é difícil de ser definida e compreendida. Sua visão do mundo é uma mistura única de físico e digital, local e global, e comercial e social.”

Fonte e imagem: Startse

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