Na terça-feira (01), o Senac MS lançou o projeto colaborativo “Emprega Campo Grande”, uma parceria com a iniciativa privada e organizações não governamentais, que tem como propósito contribuir para o preenchimento de vagas de emprego disponíveis nas empresas do segmento de alimentação fora do lar.
Os parceiros da iniciativa são a entidade Cocriar, Café Beltrão e a Know How. A diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha, destaca que em um primeiro momento um piloto do projeto é desenvolvido com este segmento, que voltou com força após a pandemia e apresenta uma grande carência de profissionais, mas que a busca por mão de obra qualificada ocorre em todas as áreas de serviços, e, desta forma, deve ser expandido.
“Nosso objetivo é criar uma conexão entre as várias partes para geração do emprego. Temos muitas oportunidades disponíveis e dificuldade para encontrar pessoas qualificadas. Do outro lado, temos o Senac MS disposto a preparar as pessoas para esse processo e precisamos fazer a conexão com o público. Uma iniciativa com muitas mãos para aproximar quem tem interesse e necessidade de emprego das oportunidades de trabalho, por meio da qualificação profissional”, diz a diretora.
Jordana explica que a proposta é planejar a oferta junto dos parceiros, alinhando vagas, qualificação e colocação no mercado de trabalho. O treinamento deve ter início no final deste mês de novembro, já estando com os alunos em estágio no mês de janeiro, para que em fevereiro seja feita uma feira de emprego de forma a conectar quem se qualificou com as vagas disponíveis.
Rosângela Rodrigues, que representa a organização Cocriar, explica que a entidade vai atuar na frente de articulação das instituições junto aos cursos, elaboração de projetos e regularização de documentação. “É um momento ímpar porque temos uma comunidade em situação de vulnerabilidade que precisa do trabalho e muitas vezes não tem capacitação. Vai ser um divisor de água para as instituições e essas pessoas”, diz.
A empresária Karina Beltrão, do Café Beltrão, explica que a falta de mão de obra especializada em cozinha é um gargalo para o segmento. “Nos unimos ao projeto para fazer essa ligação. O Senac oferta o curso e na outra ponta temos a vaga”, conclui.
Serviço – Saiba mais no site: www.ms.senac.br ou pelo telefone (67) 3312-6260.