O Senac MS inaugurou nesta segunda-feira (18) mais uma unidade voltada para a formação profissional de Mato Grosso do Sul, o Senac Hub Academy, localizado na Rua Francisco Cândido Xavier, 75, esquina com a Rua 26 de Agosto, em Campo Grande. Foram investidos no espaço mais de R$ 30 milhões para a construção e aquisição de todos os equipamentos e mobiliários da unidade, com aporte regional e do Departamento Nacional do Senac. A solenidade contou com a presença de empresários, da sociedade civil e representantes de unidades regionais do Senac. O atendimento ao público será realizado das 7h30 às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
A escola apresenta um novo conceito em educação, ampliando o ensino tradicional para o formato Hub. Um espaço de conexões com um novo mundo de formação profissional com aulas diferenciadas, uso intensivo de tecnologia, forte interação com o setor produtivo, parcerias e eventos diversos. A metodologia Hub oportuniza ao aluno a possibilidade de escolher entre vários caminhos, como entrar no mercado de trabalho, mudar sua área de atuação, aperfeiçoar-se ou empreender, em um vasto universo de oportunidades. O objetivo também é ser um espaço para o empresário que queira desenvolver sua equipe e/ou adquirir conhecimentos de temas relevantes na atualidade, atendendo às demandas do mercado de trabalho que está em constante transformação.
O presidente do Sistema Comércio (Fecomércio-Senac-Sesc-IPF), Edison Araújo, destacou a importância do empreendimento para a qualificação profissional. “Uma escola que vai contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado, transformando salas de aula comuns em ambientes reais de trabalho, proporcionando uma formação mais completa para os nossos alunos, mais condizente com a realidade do mercado de trabalho. Um espaço de conexão entre alunos, empresas, empreendedores e investidores, sempre fomentando o aprendizado contínuo”, afirma.
Edison Araújo também destacou a parceria com o Departamento Nacional do Senac, que subsidiou parte da obra. “Ficamos felizes pelo reconhecimento e prestígio que a gestão do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul tem diante da Confederação Nacional do Comércio e do Senac Nacional, o que oportunizou a concretização desse sonho”, disse.
A última etapa da obra, já em andamento, inclui a construção de dois auditórios, um de 400 e outro de 100 lugares, com aporte adicional de mais R$12 milhões em investimentos, que formarão um centro de convenções moderno e com amplas possibilidades de eventos, com previsão de conclusão para o final de 2022, além da ampliação do estacionamento do prédio.
O diretor do Senac-MS, Vitor Mello, falou sobre o conceito do Senac Hub Academy. “O Hub é um equipamento utilizado na área da informática para realizar a conexão de computadores de uma rede e possibilitar a transmissão de informações entre essas máquinas. Então, o termo sintetiza bem o que será o espaço Hub Academy, uma escola moderna, atual, muito focada na tecnologia, não apenas da área de tecnologia da informação, mas da tecnologia como tema transversal para qualquer carreira e que terá o foco de conectar pessoas, ideias, empresas. Essa escola foi pensada para trazer a tecnologia para todas as ocupações. E o diferencial do Senac Hub Academy vai além de uma exuberante infraestrutura física, chegando ao jeito de ensinar, explorando as metodologias ativas a partir do modelo pedagógico do Senac, pautado no ensino por competência e não apenas no conteúdo”, explica.
Para o diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, a escola terá relevância para o desenvolvimento econômico do Estado. “Todo investimento que é realizado pelo Departamento Nacional do Senac é feito em projetos muito bem elaborados. E este projeto do Senac Hub Academy é um exemplo disso, uma escola moderna, antenada com o que há de mais atual na metodologia de ensino, proporcionando para Mato Grosso do Sul um novo olhar sobre a qualificação profissional e promovendo novas oportunidades à população. O Senac trabalha com uma nova estrutura de ensino, que vai permitir às pessoas se atualizarem e se adequarem a essa nova realidade do mercado de trabalho”, diz.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck, destacou a importância do ecossistema de inovação, ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico. “Quando a gente fala do Senac Hub Academy, nós temos um ecossistema de inovação, pois aqui se juntou a formação profissional, junto com aprendizagem, junto com a tecnologia, formação de professores, então essa metodologia da escola é uma representação daquilo que procuramos para o Estado. Um espaço para desenvolver mentes empreendedoras, para desenvolver o seu negócio e não apenas mão de obra qualificada. Pessoas que vão dar continuidade àquilo que precisamos no Estado, em termos de inovação”, diz.
Estrutura – A escola conta com 35 ambientes, distribuídos em 8.803 m². O Senac Hub Academy será a maior unidade do Estado, com capacidade para realizar cerca de 12 mil atendimentos por ano, e vai garantir a oferta de cursos nos diversos segmentos nos quais o Senac atua, entre eles: Comércio, Gestão, Tecnologia da Informação, Saúde, Beleza e Asseio e Conservação.
Nesse nosso formato de ensino, a interação com o segmento empresarial será constante, com um espaço aberto para as empresas, tanto na perspectiva da formação e desenvolvimento dos times, quanto na perspectiva de parcerias para o desenvolvimento de soluções, a realização de discussões, disseminação de conteúdos e a cooperação para divulgação de produtos e serviços.
Os espaços da escola também foram pensados para permitir a interação, experimentação e as descobertas, com o uso de recursos tecnológicos e aulas diferenciadas, com estações, lousa digital, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, aplicações WEB e mobile, além de uma sala maker – Espaço Convergência -, ambiente que permitirá que alunos e parceiros possam criar, experimentar e compartilhar soluções, com o apoio de mentores e docentes, além do uso intensivo de ferramentas digitais e tecnológicas.