A pandemia do coronavírus trouxe consigo diversos impactos negativos para o segmento do turismo, mas também intensificou tendências, que deverão permanecer no pós-pandemia. A experiência de consumo tem sido o destaque, dado o apelo emocional mais significativo, em razão do distanciamento social, segundo pesquisas sobre o setor.
Segundo dados da pesquisa sobre os impactos da Covid, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae MS, em junho deste ano, em relação à essa experiência há ênfase para a representatividade do atendimento (49%), promoção (68%) e o cumprimento do papel social pelas empresas durante a pandemia (82%). Além disso, os principais desejos da população de Mato Grosso do Sul, ao saírem de casa logo após a pandemia, se voltam às comemorações (26%), passeios (25%), educação (19%), viagens (12%) e entretenimento (9%).
“Uma tendência já observada no Estado é a contemplação do turismo local, pela proximidade, necessidade de experiência e o medo de deslocamento para destinos mais distantes. Essa tendência pode trazer consigo o fortalecimento da imagem do Estado e a oportunidade para que os próprios residentes possam se transformarem em divulgadores do turismo local”, explica a economista do IPF-MS, Daniela Dias.
Outra pesquisa analisada, realizada pela Sunbrand TWF/Competence (2020), sobre o novo comportamento do consumidor, revela que o engajamento da média brasileira é superior a de Mato Grosso do Sul e os percentuais registrados foram de: 26% para educação; 17% em viagens e 17% para entretenimento. “Observamos algumas brechas para o turismo e cultura. Pode ser que a retomada seja lenta e gradativa, mas está na lista de prioridades da população brasileira após o controle dos contágios da Covid-19. Afinal, 29% querem retornar aos aeroportos logo após a pandemia, e 71% aos bares, lanchonetes e restaurantes”, diz.
Para Daniela Dias, o resgate da confiança e segurança da população serão importantes para a retomada do segmento, mas já há uma predisposição comportamental para a busca por experiências, a partir do turismo, cultura e proximidade social. E para alcançar esse público, é preciso traçar algumas estratégias, fazendo com que as informações cheguem até o consumidor.
Segundo levantamento do portal Fast Company, a tendência para os próximos meses é de mais viagens de lazer e menos de negócios, busca por hospedagem econômica, por mais espaço, lugares com menor número de pessoas, maior flexibilidade nas viagens e preferência para os deslocamentos locais.